sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Max Weber(Soc)

Política, religião e capitalismo são temas que estão intrinsecamente ligados à vida e à bibliografia de Max Weber, sociólogo alemão considerado um dos fundadores da metodologia da Sociologia Moderna.
O pensamento weberiano se opõe à concepção que muitos tinham sobre o papel do professor em sala de aula. Para ele os alunos tinham uma idéia errônea ao considerar o docente como um “líder político e social”, e este também assumia um papel diferente do de orientador científico. O professor somente poderia exercer a função de conselheiro ou líder político fora das salas de aula.
O sociólogo pode observar que os americanos e alemães tinham pontos de vista diferentes em relação ao papel do professor. Os americanos consideravam o docente como alguém que estava vendendo seu conhecimento. Já os alemães tinham o mestre como referência na aprendizagem e liderança política. Weber considerava que o primeiro grupo estava correto em seu modo de pensar, pois o professor cumpriria com seu papel de transmitir os conhecimentos científicos fazendo com que o aluno pudesse desenvolver o seu censo crítico e conhecimentos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário