quinta-feira, 10 de junho de 2010

China Medieval

China medieval - Dinastias Sui e Tang: reunificação e esplendor do império chinês

A China atual é um país continental marcado pela diversidade cultural, étnica e lingüística. Um exemplo disso é chamarmos de língua chinesa o que, na verdade, é o mandarim, um dos vários dialetos falados no país e cujo ensino é obrigatório em todas as suas províncias.

Em Hong-kong, por exemplo, ex-possessão britânica, recentemente reintegrada à República Popular da China, a língua falada pelos habitantes é o cantonês, que é incompreensível para chineses de outras regiões.

O turista estrangeiro que visitar os rincões da China encontrará diversas minorias étnicas. Atualmente, o governo chinês reconhece a existência de pouco mais de cinqüenta grupos. Entre eles, podemos destacar as etnias hui e cazaque.

A minoria hui, por exemplo, é de religião muçulmana, que proíbe o consumo da carne de porco, a principal iguaria da cozinha chinesa. Ela jamais conseguiu se integrar inteiramente ao resto da população e costuma estar envolvida em revoltas separatistas. Por sua vez, o grupo cazaque, compartilha mais laços culturais com os turcos do que com os han, a etnia dominante no país. É encontrado em partes da China e também na Rússia, Mongólia, Uzbequistão e Cazaquistão (onde é maioria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário