quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Consequências da Guerra do Paraguai

Após a guerra, consequências afetaram todos os envolvidos, em maior ou menos grau. Logicamente, o Paraguai, derrotado na guerra, foi o país mais prejudicado. Ao término dos combates a população paraguaia havia sofrido uma queda drástica em número de habitantes, por ocasião das batalhas ou em função de doenças que se espalharam. Entre os mortos, a maior parte era de homens, deixando o país nas mãos de mulheres, crianças e idosos. Os sobreviventes se deslocaram para a região central do país e dedicaram-se à agricultura de subsistência.
A indústria paraguaia entrou em profunda decadência, o país acabou se tornando mais um comprador dos produtos ingleses e chegou inclusive a contrair seu primeiro empréstimo. Foi gerada uma enorme dívida com o Brasil, que só seria perdoada em 1943 no governo de Getúlio Vargas.
Os vencedores também sofreram resquícios da guerra, embora em condições um pouco melhores. Boa parte das melhores terras do Paraguai foi dividida entre Argentina, Brasil e Uruguai. Não houve um tratado de paz que envolvesse todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário