Segundo a norma culta da língua espanhola, o correto é fazer a pergunta usando o singular.
A RAE (Real Academia Española) afirma ainda que a pergunta, feita no plural (¿qué horas son?) é aceitável por ser empregada em alguns países, mas adverte que seu uso é correto nos contextos onde predomina a intenção de reproche, como "¿qué horas son estas de llamar?"
A língua espanhola valida o emprego tanto de letras quanto de números lembrando sempre que:
Em textos literários e jornalísticos, bem como naqueles nos quais a precisão horária não é um fator relevante, a hora é escrita geralmente com letras (Me llamó a las diez y media para saber si había llegado bien).
Se sua intenção for expressar aproximadamente determinada hora, poderá empregar expressões super utilizadas pelos falantes de espanhol, como alrededor de, hacia, y pico e pasadas. Exemplos: Apareció por allí alrededor de las cinco de la tarde; Vendré hacia las ocho; Serían las dos y pico cuando salió; Eran las diez pasadas. Cuidado: uma das possibilidades é usar a conjunção hacia e não o verbo hacía (palavra acentuada).
Por outro lado, os contextos que requerem precisão horária, como compromissos, relatórios técnicos ou científicos etc, o ideal é escrever as horas usando números (La cena se servirá a las 22.30 en el comedor principal). É importante lembrar que não é recomendável escrever as horas misturando letras e números; deste modo, é melhor escrever las diez de la noche que las 10 de la noche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário