Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da historia.
Temos dois exemplos de situações envolvendo PRECONCEITOS no nosso dia-a-dia, que são interessantes de pesquisar:
ResponderExcluir1. O trabalho do MEC tentando obrigar as escolas a ensinarem o KIT GAY, com a desculpa de que estariam evitando o preconceito da HOMOFOBIA.
2. O trabalho do MEC (de novo) tentando mandar para o congresso uma proposta para que as escolas parem de ensinar português e passem a aceitar todas as formas erradas de falar e escrever, dizendo que assim evitariam o preconceito daqueles que estudam sobre os que não estudam.
Interessante analisar essas duas propostas do MEC, que deveria ser um ministério ligado à EDUCAÇÃO!