O tecido sanguíneo tem natureza conjuntiva, e é constituído de plasma e glóbulos sanguíneos, ou seja: duas fases. Ele é imprescindível para a manutenção da vida, já que transporta nutrientes, oxigênio, neurotransmissores, hormônios e imunoglobulinas, além de substâncias tóxicas para serem eliminadas; e exerce, ainda, papéis relacionados à defesa imunológica e coagulação. Um adulto possui, em seu organismo, aproximadamente cinco litros de sangue (1/12 do peso de seu corpo).
O plasma, de cor amarelada, possui: 92% de água; 7% das proteínas albumina, globulina e fibrinogênio; e 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios. Essas proteínas são responsáveis em auxiliar a regulação osmótica, reações do sistema imune e a coagulação sanguínea, respectivamente. O plasma efetua trocas de materiais com o líquido intracelular das células do sangue e, também, com o líquido intersticial.
Os glóbulos sanguíneos têm sua gênese no tecido reticular, ou hematopoiético, sendo as hemácias as que existem em maiores quantidades. Estas, também denominadas eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, possuem formato de discos bicôncavos e apresentam-se, em nossa espécie, sem núcleos - portanto, sem DNA. Transportam oxigênio vindo dos pulmões para os tecidos corporais, e gás carbônico. A hemoglobina, presente nessas células, dão ao sangue sua cor característica.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Sangue(Cie)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom seu texto. Mas você pode ser ainda melhor.
ResponderExcluir