sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lista del Gerúndio

O gerúndio, assim como no português é usado para expressar uma ação que está acontecendo em algum período.
Estoy hablando por teléfono.
Estaba llorando.
O uso do gerúndio é semelhante ao Português, somente deve acrescentar-se
ando y iendo conforme as terminações dos verbos.

Gerúndio:Lista de algumas palavras mais usadas em Espanhol

Espanhol Português

Ayundando Ajudando

Cocinando Cozinhando

Comiendo Comendo

Bebiendo Bebendo

Trabajando Trabalhando

Pudiendo Podendo

Instrumentos de Percução

Pandeiro é um instrumento musical de percussão com rodelas (soalhas) duplas de metal enfiadas em intervalos ao redor de um aro de madeira. Pode ser brandido para produzir som contínuo de entrechoque, ou percutido com a palma da mão e os dedos.

Partes componentes

Fuste (aro de madeira) – Colagem de tiras de madeira (em torno de quatro), com cola de alta resistência e durabilidade. As fresas (aberturas onde ficam as platinelas) são de diversas alturas, conforme o tipo e tamanho das platinelas. É ornamentado com marchetaria, se for um pandeiro tipo "Especial". Se for do modelo "Padrão" recebe um pequeno adorno. O modelo "Pop" é o mais simples e o de menor custo. São utilizadas diversas madeiras no acabamento, principalmente madeiras brasileiras, de grande resistência e leves. O fuste pode medir 8, 10, 10.5, 11 ou 12 polegadas.

Aro – Em aço inoxidável escovado.

Pele – Convencionalmente em pele selecionada de cabra. Há variações com acrílico e fórmica, sendo transparentes, leitosos ou holográficos.

Conjunto do esticador – Peças de aço e de latão, cromadas ou niqueladas: tirante, anel, porca, mesa, parafuso de fixação da mesa e arruela.

Platinelas ou Soalhas – Placas abauladas de metal, de diversos diâmetros, prensadas a 15 toneladas, cromadas ou niqueladas, em latão ou bronze fosforoso.

Abafador – Chapa plana fina de latão, colocada entre as platinelas (opcional).

Acessórios – Chave para afinação, espátula de bambu para retirada do excesso de cera e impurezas, pinça para auxiliar na retirada das travas, caixa contendo cera e travas, chave para retirada do pino das platinelas e chaves do estojo.

Membranofone

Membranofone é um instrumento de percussão que produz sons através de membranas esticadas. Os tambores em geral fazem parte dessa categoria. Há várias subdivisões na categoria dos membranofones. De acordo como o som é produzido, os membranofones recebem as classificações de tambores percutidos, nas quais a membrana vibra ao ser batida ou percutida com as mãos ou com baquetas; tambores pinçados, nos quais uma corda presa à membrana é puxada, transmitindo a vibração para a membrana (comum em tambores indianos);tambores friccionados, nos quais uma corda é presa à membrana e friccionada, transmitindo essa vibração para a membrana (um exemplo de tambor friccionado é a cuíca); e os menos conhecidos tambores cantantes, nos quais a ressonância da membrana altera os sons produzidos pela voz.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Plural of Nouns-Plural dos Substantivos

O plural dos substantivos possui como regra geral o acréscimo de “s”.
Car (carro) – cars (carros)
Boy (garoto) – boys (garotos)
Book (livro) – books (livros)
Existem, no entanto, algumas exceções:
Se o substantivo terminar em “y”, precedido de consoante, tira-se o “y” e acrescenta-se “ies”.
Butterfly (borboleta) – butterflies (borboletas)
City (cidade) – cities (cidades)
Baby (bebê) – babies (bebês)
Nos substantivos terminados em “f” ou “fe”, no singular, troca-se o “f” ou “fe” por “v” ou “ve” no plural e acrescenta-se “s”.
Life (vida) – lives (vidas)
Knife (faca) – knives (facas)
Wife (esposa) – wives (esposas)
Nos substantivos terminados em “s, sh, ch, x, z, o”, acrescenta-se “es” para formar o plural.
Glass (copo) – glasses (copos)
Brush (escova) – brushes (escovas)
Beach (praia) – beaches (praias)
Box (caixa) – boxes (caixas)
Topaz (topázio) – topazes (topázios)
Tomato (tomate) – tomatoes (tomates)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi instituído por meio do Tratado de Assunção em 1991. Desde então, pouco se avançou quanto à profundidade do efetivo processo de integração regional, que ainda está muito longe da União Aduaneira prevista para 1994, porém ampliou-se bastante a sua área de abrangência, com a entrada de vários membros-associados, como o Chile (1996), Bolívia (1997), Perú (2003) e Venezuela (2004), culminando em 2005 com o acordo entre Mercosul e o Pacto Andino que deflagra a proposta de criação da Comunidade Sul-Americana de Nações.
Há uma concepção bastante difundida de que o Mercosul acompanharia a trajetória histórica de integração da América Latina, originada no imediato pós-guerra com a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), aprofundada na Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc) do início dos anos 1960 e consolidada com a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), criada pelo Tratado de Montevidéu em 1980 e que se encontra em vigor até os dias atuais. No entanto, essa visão de cima para baixo e generalizante e incorre em um problema elementar: perde o locus geográfico da origem histórica do processo regional de formação do Mercosul: a Bacia do Rio da Prata.
A Bacia do Prata, território nativo dos índios guaranis, foi palco de disputas entre portugueses e espanhóis desde os primórdios da colonização. Ocupada originalmente pelos jesuítas, através de suas reduções indígenas, onde os nativos foram aglomerados e aculturados, foi varrida pelos ataques periódicos dos bandeirantes em busca do trabalho escravo acumulado e, no ocaso da colonização, partilhada pelos tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), que traçaram os contornos básicos dos seus limites internacionais. Nesse contexto, a Bacia do Prata foi o teatro de guerra, seguindo o caminho traçado por Tilly, onde se fizeram, e desfizeram, os estados nacionais que posteriormente vão integrar o Mercosul.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Consequências da Guerra do Paraguai

Após a guerra, consequências afetaram todos os envolvidos, em maior ou menos grau. Logicamente, o Paraguai, derrotado na guerra, foi o país mais prejudicado. Ao término dos combates a população paraguaia havia sofrido uma queda drástica em número de habitantes, por ocasião das batalhas ou em função de doenças que se espalharam. Entre os mortos, a maior parte era de homens, deixando o país nas mãos de mulheres, crianças e idosos. Os sobreviventes se deslocaram para a região central do país e dedicaram-se à agricultura de subsistência.
A indústria paraguaia entrou em profunda decadência, o país acabou se tornando mais um comprador dos produtos ingleses e chegou inclusive a contrair seu primeiro empréstimo. Foi gerada uma enorme dívida com o Brasil, que só seria perdoada em 1943 no governo de Getúlio Vargas.
Os vencedores também sofreram resquícios da guerra, embora em condições um pouco melhores. Boa parte das melhores terras do Paraguai foi dividida entre Argentina, Brasil e Uruguai. Não houve um tratado de paz que envolvesse todos.

Controle Social

Controle Social é a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência.
O Controle Social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas.
Quando tratamos do assunto Controle Administrativo podemos citar três formas importantes de controle:
•Controle Interno
•Controle Externo
•Controle Social
O Controle Interno existe para que possa haver responsabilidade publica, com objetivo de inibir e precaver ações ilícitas ou que possam ir contra os princípios da Constituição Federal, tanto que este tem amparo no artigo 74 da Constituição Fedeal, servindo de auxiliar no controle externo. Por isso podemos dizer que é o controle que articula entre as ações administrativas e a analise de legalidade.
O controle interno tem fundamento na ordem administrativa, jurídica e política.
Este controle deve possibilitar ao cidadão que acompanhe com transparência a gestão da coisa publica, tanto que deve servir como agencia accountability.

Leitura

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação.

Fundamentos do basquete

Oficialmente, as medidas da quadra de basquete têm as dimensões de, no mínimo, 26m de comprimento por 14m de largura. As cestas devem ficar fixadas em estruturas a 3,05m de distância do chão e localizadas nas extremidades da quadra. As partidas têm a duração de quatro tempos de 10 minutos, com exceção do campeonato estadunidense (NBA), em que os tempos duram 12 minutos.
A marcação de pontos do basquetebol se difere dos outros esportes: no futebol, no handebol e no voleibol, qualquer marcação soma um ponto à equipe. Não é assim no basquete: arremessos feitos em situação de lances-livre valem um ponto; cestas em condições normais de jogo somam dois pontos; e, quando o arremesso é executado antes da linha situada a 6,2m da cesta, o time ganha três pontos (por isso, essa linha também é conhecida como linha dos três).
Como já foi dito, o jogador só pode andar com a bola, quicando-a (batendo-a no chão). Por isso, considera-se falta quando: a) o jogador der mais de dois passos sem bater a bola; b) segurá-la por mais de cinco segundos sem arremessá-la, seja para a cesta ou para outro jogador de sua equipe; c) ficar mais de três segundos dentro do garrafão ou tocar no braço e na mão de quem estiver com a bola.
Para finalizar, serão elencados a seguir os fundamentos do basquetebol:
- Jump: é um tipo de arremesso feito a partir de um salto. Isso ocorre para dificultar que o marcador impeça o lance;
- Bandeja: esse arremesso é executado correndo em direção à cesta;
- Rebotes: quando se erra um arremesso, há a oportunidade de reaver a bola para sua equipe: isso é chamado de rebote;
- Fintas: são os movimentos que os jogadores fazem com a bola, cujo objetivo é o de enganar o adversário.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Números Cardiais em Espanhol

0 – cero
1 – uno (un); una
2 – dos
3 – tres
4 – cuatro
5 – cinco
6 – seis
7 – siete
8 – ocho
9 – nueve
10 – diez
11 – once
12 – doce
13 – trece
14 – catorce
15 – quince
16 – dieciséis
17 – diecisiete
18 – dieciocho
19 – diecinueve
20 – veinte
21 – veintiuno
22 – veintidós
23 – veintitrés
24 – veinticuatro
25 – veinticinco
26 – veintiséis
27 – veintisiete
28 – veintiocho
29 – veintinueve
30 – treinta
31 – treinta y uno(un/a)
32 – treinta y dos
40 – cuarenta
50 – cincuenta
60 – sesenta
70 – setenta
80 – ochenta
90 – noventa
100 – cien/ciento
200 – docientos / as
300 – trescientos / as
400 – cuatrocientos / as
500 – quinientos / as
600 – seiscientos / as
700 – setecientos / as
800 – ochocientos / as
900 – novecientos / as
1.000 – mil
2.000 – dos mil
100.000 – cien mil
1.000.000 – un millón

Sessão,cessão ou seção

Na língua portuguesa há muitos termos parecidos, seja no modo de falar ou de escrever. As palavras sessão, seção e cessão representam um caso que gera muitas dúvidas.
Vamos tentar aqui exemplificar cada uma para melhor entendimento. Contudo, é importante internalizar o significado de cada uma. Vejamos:

Sessão

Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".

Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.
A sessão terá como objetivo aprovar ou não a nova lei do estudante.
A sessão com o psicólogo durou um pouco mais do que o planejado.

Cessão

Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.

Exemplos: A cessão de suas terras foi aceita.
Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.

Seção
Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.

Exemplos: Saiba tudo sobre as novas regras ortográficas! É só clicar na seção "Acordo Ortográfico" da Escola Iupe.
Cada seção deste projeto vai ter que ser analisada.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

America Platina

Ocupando uma área de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados, a América Platina é uma região da América do Sul formada por três nações: Argentina (2,7 milhões de km²), Paraguai (406,7 mil km²) e Uruguai (177,4 mil km²). Esses três países são banhados pelos principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Prata – Paraná, Paraguai e Uruguai.

O clima e o relevo da América Platina variam de acordo com cada região. Na porção oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. Nas regiões próximas ao Brasil, prevalecem as áreas de planícies. Ao norte, o clima predominante é o tropical; ao sul, o clima é temperado.

Durante parte do período colonial, toda a América Platina teve uma única administração política. Esse fato contribuiu para que esses países apresentassem alguns pontos em comum, como, por exemplo, o idioma oficial (espanhol). Também existem semelhanças nos aspectos humanos e culturais.

Teclado

Os instrumentos de teclas, tais como o cravo, o órgão e o piano surgiram no século XIV, bem antes da criação dos teclados ou pianos digitais, como alguns dizem, os quais foram aparecer somente nos anos 60. Durante o século XX, os instrumentos de teclas já vinham ganhando avanços. Um exemplo disso foi a criação de instrumentos eletromecânicos, como o Ondes Martenot, além dos órgãos eletrônicos, os quais passaram a usar osciladores e divisores de freqüência para produzir formas de ondas.

O teclado surgiu nos anos 60 por meio do trabalho de Robert Moog, fundador da Moog Music Inc. Os primeiros teclados eram comercialmente inacessíveis, já que custavam acima de U$10.000. Além disso, eram muito grandes (do tamanho de uma parede), possuíam inúmeros cabos e eram muito ruins no quesito afinação.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Guerra do Paraguai

No século XIX, as nações americanas emancipadas após a crise do sistema colonial se lançaram ao desafio de estabelecerem a soberania política e econômica de seus territórios. Essa seria uma tarefa bastante difícil, pois passados séculos de dominação colonial, esses novos países teriam que enfrentar os desafios estabelecidos pelo capitalismo industrial e financeiro do período.

Segundo alguns estudiosos, o processo de independência das nações latino-americanas não significou o fim da subserviência política e da dependência econômica. Sob outros moldes, esses países ainda estavam presos a instituições corruptas e à antiga economia agroexportadora. Contrariando essa tendência geral, durante o século XIX, o Paraguai implementou um conjunto de medidas que buscavam modernizar o país.

Nos governos de José Francia (1811-1840) e Carlos López (1840-1862) o analfabetismo foi erradicado do país e várias fábricas foram instaladas com o subsídio estatal. Além disso, melhorou o abastecimento alimentício com uma reforma agrária que reestruturou a produção agrícola paraguaia ao dar insumos e materiais para que os camponeses produzissem. Esse conjunto de medidas melhorou a condição de vida da população e fez surgir uma indústria autônoma e competitiva.

Nanoteclogia

É a capacidade de criar objetos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada.

Durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) apresentou seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa idéia era muito avançada para época. Após trinta anos, a idéia de Feynman toma forma na ciência do muito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros. Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro.

A pergunta de Richard Feynman foi: O que aconteceria se pudéssemos mover os átomos? Obteve uma resposta que foi dada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sangüíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quais poderão torna-se realidade em aproximadamente uma década.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

James Naismith

1861 - Nasceu em Almonte, a 60 quilômetros de Ottawa (Canadá), no dia 06 de novembro.

1875 - Ingressa no Almonte Institute.

1877 - Abandona os estudos por causa de dificuldades financeiras da família.

1881 - Ingressa na Universidade Mc Gill, em Montreal.

1883 - Forma-se em artes pela Universidade Mc Gill.

1884 - Casa-se com Maude Shermann, com quem teria cinco filhos (três meninas e dois meninos).

1887 - Começa a estudar na Escola Presbiteriana de Teologia, onde consegue o título de pastor em 1890. Na mesma época, começa a trabalhar como instrutor de educação física na Universidade McGill. Momentaneamente renuncia a suas funções de pastor e ingressa na Associação Cristã de Moços, trabalhando como professor de educação física na International Coaching School, em Springfield.

1891 - Cria o basquete.

1898 - Naismith é convidado pela Universidade Lawrence, no Kansas, para ser diretor da Faculdade de Educação Física e se muda para lá com a família. Inicia a carreira de técnico de basquete.

1909 - Começa a lecionar medicina na Universidade do Kansas.

1910 - Consegue o diploma de professor de Educação Física.

1911 - Publica "A Escola Moderna", um livro sobre Educação Física.

1912 - Encerra sua carreira de técnico de basquete, com o retrospecto de 53 vitórias e 58 derrotas.

1914 - É designado Capitão do 1º Regimento de Infantaria de Kansas.

1915 - Permanece quatro meses no México em missão militar. É nomeado Ministro da Igreja Presbiteriana.

1917 - É designado Secretário da ACM e se muda para Paris, onde reside por 19 meses. Publica o livro "Les baises de la vie saine".

1919 - É nomeado diretor da Universidade do Kansas, cargo que ocuparia até 1937.

1927 - Obtém a cidadania norte-americana.

1936 - No dia 7 de agosto, inicia o primeiro jogo de basquete em Olimpíadas, nos Jogos Olímpicos de Berlim, entre França e Estônia.

1937 - É nomeado professor emérito da Universidade do Kansas. Morre sua esposa Maude.

1938 - É nomeado Doutor Honoris Causa da Escola de Teologia de Montreal.

1939 - Em 11 de novembro, casa-se com Florence Kincaid.

1940 - Em 28 de novembro, morre de ataque cardíaco, aos 79 anos.

Células Tronco

As células-tronco são células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os diferentes tecidos do corpo humano.
As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares, como tecido sanguíneo, ósseo, muscular, epitelial, etc. Nos organismos adultos, as células-tronco tema função de reparar os danos celulares do organismo.
A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso. Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Historia do Basquete(Ed.Fisi)

Em 1891, o longo e rigoroso inverno de Massachussets tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes aulas de ginástica, que pouco estimulavam aos alunos. Foi então que Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas.
Depois de algumas reuniões com outros professores de educação física da região, James Naismith chegou a pensar em desistir da missão. Mas seu espírito empreendedor o impedia. Refletindo bastante, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que quicasse com regularidade. Mas o jogo não poderia ser tão agressivo quanto o futebol americano, para evitar conflitos entre os alunos, e deveria ter um sentido coletivo. Havia um outro problema: se a bola fosse jogada com os pés, a possibilidade de choque ainda existiria. Naismith decidiu então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais nas disputas de lances.

Jornal(Port)

Antes que o jornal impresso existisse, o interesse pela notícia já era tão antigo quanto a linguagem escrita. Na antiga Roma, o governo do imperador César fundara o Acta Diurna, uma maneira oficial de noticiar os resultados das guerras, dos jogos, da igreja católica e das atividades políticas.
Anos depois na era feudal, os trovadores, que eram os poetas do mundo europeu,entre os séculos IX e XII aproximadamente,também exerciam o papel de noticiadores de tudo o que acontecia. A partir do Renascimento comercial e do surgimento de práticas econômicas mercantilistas,há uma expansão na formação de Nações Estados na Europa e de um intercâmbio econômico sedento por informação.
Em 1440, Gutemberg desenvolve a imprensa, o que permite produzir e reproduzir volumes e impressos. A partir do século XVII,surgem jornais semanários na Europa e com grande força na França Alemanha.
Depois do Iluminismo e da Revolução francesa, surge uma nova visão intelectual de mundo e de formação de direitos do homem, que de alguma forma estrapola nos jornais. E após a Revolução Industrial é inventada as impressoras a vapor,possibilitando uma impressão de periódicos em grande escala e em menor tempo.Aos poucos a publicidade foi entrando no veículo jornal,ajudando a baixar o preço final do exemplar e fortalecendo o jornal como um veículo profissional e comercial.

Método de Substituição(Mat)

Este método consiste em isolar uma incógnita numa equação e substituí-la na outra equação do sistema dado, recaindo-se numa equação do 1º grau com uma única incógnita.
Exemplo: 2x + y = 5
2x + 3y = 2

1º passo: vamos isolar o y na primeira equação para podermos substituir na Segunda equação.
2x + y = 6 \ 2x + y = 6 \ y = 6 – 2x
2x + 3y = 2

2º passo: Substituir y = 6 – 2x, na segunda equação para encontrar o valor de x.

2x + 3y = 2
2x + 3.( 6 – 2x ) = 2
2x + 18 – 6x = 2
- 4x = 2 – 18
- 4x = - 16
- x = -16/4
- x = - 4 . ( - 1 )
x = 4

3º passo: Substituir x = 4 em y = 6 – 2x, para encontrar o valor de y.
y = 6 – 2x
y = 6 – 2.4
y = 6 – 8
y = -2

4º passo: dar a solução do sistema.

S = { (4, -2) }

Qué horas és?(Esp)

Segundo a norma culta da língua espanhola, o correto é fazer a pergunta usando o singular.
A RAE (Real Academia Española) afirma ainda que a pergunta, feita no plural (¿qué horas son?) é aceitável por ser empregada em alguns países, mas adverte que seu uso é correto nos contextos onde predomina a intenção de reproche, como "¿qué horas son estas de llamar?"
A língua espanhola valida o emprego tanto de letras quanto de números lembrando sempre que:
Em textos literários e jornalísticos, bem como naqueles nos quais a precisão horária não é um fator relevante, a hora é escrita geralmente com letras (Me llamó a las diez y media para saber si había llegado bien).
Se sua intenção for expressar aproximadamente determinada hora, poderá empregar expressões super utilizadas pelos falantes de espanhol, como alrededor de, hacia, y pico e pasadas. Exemplos: Apareció por allí alrededor de las cinco de la tarde; Vendré hacia las ocho; Serían las dos y pico cuando salió; Eran las diez pasadas. Cuidado: uma das possibilidades é usar a conjunção hacia e não o verbo hacía (palavra acentuada).
Por outro lado, os contextos que requerem precisão horária, como compromissos, relatórios técnicos ou científicos etc, o ideal é escrever as horas usando números (La cena se servirá a las 22.30 en el comedor principal). É importante lembrar que não é recomendável escrever as horas misturando letras e números; deste modo, é melhor escrever las diez de la noche que las 10 de la noche.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

America Andina(Geo)

A América Andina é composta pelos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todas essas nações são cortadas pela Cordilheira dos Andes na América do Sul, daí a denominação América Andina. A superfície ocupada pela América Andina corresponde a 5,3 milhões de quilômetros quadrados no quais existem distribuídos cerca de 144 milhões de habitantes.
A Cordilheira dos Andes se estabelece de norte a sul no extremo oeste da América do Sul
Todos os países que compõem essa parte da América possuem como principais atividades econômicas a produção agrícola e extrativista, tais como a extração de minérios e a prática da pesca. O setor industrial é relativamente modesto, as indústrias existentes têm suas produções vinculadas à agroindústria e processamento de produtos agrícolas, como fábricas de alimentos, tecidos e vestuário, além do beneficiamento de minérios. A Venezuela é grande produtora de petróleo e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Movimento Social(Soc)

O conceito de movimento social é utilizado por autores de diversos quadrantes teóricos, desde representantes do estrutural-funcionalismo, como Smelser, passando pelas teorias da ação (neo)weberiana, até ao marxismo, o qual reivindica o conceito não só do ponto de vista analítico como de plataforma programática e prática para a transformação social. As razões e as formas de mobilização social, sendo de diversa ordem (económica, política, cultural, religiosa), encontram-se, em regra, interligadas. Para serem eficazes podem ser utilizados vários meios: abaixo-assinados, petições, manifestações, greves, formas de violência, incluindo a luta armada, apelos messiânicos. Ao lado de velhos movimentos sociais (camponeses, operários), surgem novos movimentos sociais, alguns dos quais com raízes históricas mais fundas (ecologista, feminista, étnicos).
O conceito de movimento social pressupõe o debate em torno da ação coletiva e dos modelos explicativos da mesma (ou da sua ausência). Para Smelser, as componentes básicas da ação coletiva e, consequentemente, do movimento social seriam, por ordem hierárquica decrescente, os valores, as normas, a mobilização da motivação individual para a ação organizada, as facilidades situacionais (ou obstáculos, em caso de não movimento social), nomeadamente informação, qualificações e equipamento, a fim de se obterem determinados objetivos concretos. Trata-se de um modelo cultural-normativista que inclui diversos ingredientes, como condutividade, pressão, crescimento e difusão da crença generalizada, mobilização dos participantes, controlo social, mas não coloca no centro da análise a conflitualidade entre classes/grupos sociais, nem revaloriza a ação destes como componente histórica imprescindível da formação e desenvolvimento das sociedades.

Hipótese(Fil)

A Hipótese Gaia é uma tese criada em 1969 pelo investigador James E. Lovelok,para explicar o fato de todos os seres vivos estarem ligados entre si e com ambiente físico,levantando a hipótese de que a Terra seria um organismo vivo.

Para ter chegado a essas conclusões,Lovelok,justamente com a biológa Lynn Margulis,realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas.Para ele,é a vida na Terra que cria as condições para sua sobrevivência,e não o contrário,como as outras teorias sugerem.
Segunda a hipótese,a Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela através de mecanismo de retroalimentação.Assim,os fatores bióticos teriam o controle sobre os abióticos,proporcionados as condições ideias de sobrevivência para os seres vivos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Clonagem(Cie)

A clonagem (do grego Klon = broto vegetal) é processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Trata-se de um tipo de reprodução assexuada pois não envolve troca de gametas entre indivíduos.
Histórico
Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade cientifica. Outros cientistas até anunciaram que havia clonado um ser humano, porem esses fatos nunca foram provados.
Clonagem reprodutiva
A clonagem reprodutiva se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e esta recebe uma célula somática, que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal. Este embrião é implantado em uma mãe de aluguel. O organismo formado é geneticamente idêntico ao organismo doador da célula somática. Assim que a ovelha Dolly foi clonada. A célula somática utilizada é de uma glâdula mamária

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Organologia(Mus)

A organologia é o estudo dos instrumentos musicais, suas origens, classificações e análises estruturais e materiais. Em sua prática, ocupa-se da investigação dos instrumentos musicais de diversas culturas, mapeando seus trajetos históricos, significados sociais, estéticos e valores simbólicos que sustentam seus usos. Os diversos escopos dessa investigação irão prover os elementos necessários para que se consiga estabelecer classificações adequadas para cada necessidade prática ou funcional.
De acordo com o sistema Hornbostel-Sachs, a classificação dos instrumentos é feita a partir do elemento vibratório que produz o som. No caso das guitarras e contrabaixos elétricos, isso não é tão simples de se determinar, afinal podemos creditar a vibração que produz o som tanto às cordas tensionadas, quanto à ação dos alto-falantes. Há divergências, e com freqüência iremos encontrar as duas classificações mais comuns: cordofones ou eletrofones, dependendo do que se toma como conceito de fonte sonora. Se a fonte sonora é a origem do som, tendo como base o elemento que gera as vibrações em todos os seus atributos finais, a despeito de como essas vibrações serão alteradas posteriormente, sim, o contrabaixo elétrico é um cordofone, pois são as cordas que cumprem com este papel. Mas, por outro lado, se o referencial for a vibração do ar e quem a produz, à partir dos captadores tudo é elétrico e, portanto, a classificação será a de eletrofone.

Max Weber(Soc)

Política, religião e capitalismo são temas que estão intrinsecamente ligados à vida e à bibliografia de Max Weber, sociólogo alemão considerado um dos fundadores da metodologia da Sociologia Moderna.
O pensamento weberiano se opõe à concepção que muitos tinham sobre o papel do professor em sala de aula. Para ele os alunos tinham uma idéia errônea ao considerar o docente como um “líder político e social”, e este também assumia um papel diferente do de orientador científico. O professor somente poderia exercer a função de conselheiro ou líder político fora das salas de aula.
O sociólogo pode observar que os americanos e alemães tinham pontos de vista diferentes em relação ao papel do professor. Os americanos consideravam o docente como alguém que estava vendendo seu conhecimento. Já os alemães tinham o mestre como referência na aprendizagem e liderança política. Weber considerava que o primeiro grupo estava correto em seu modo de pensar, pois o professor cumpriria com seu papel de transmitir os conhecimentos científicos fazendo com que o aluno pudesse desenvolver o seu censo crítico e conhecimentos científicos.

Blaise Pascal(Fil)

Blaise Pascal revelou-se gênio desde cedo. Com 12 anos por si só descobriu a matemática, uma vez que foi impedido por seu pai o contato com livros sobre o assunto. Não parou por aí. A sua contribuição para a ciência foi significativa e de grande importância. Atuou na matemática, na física, na geometria, mas é com suas reflexões filosóficas e teológicas que mais surpreende a humanidade. Só não contribuiu mais, foi devido a sua morte prematura aos 39 anos. Seus escritos filosóficos "exprimem com incomparável eloqüência às ansiedades que agitam a alma humana. Ao longo dessas páginas imortais, animadas de ardente misticismo, sente-se no entanto, a cada momento, a forte disciplina do espírito geométrico. Mais do que a disciplina: a inspiração. O pensamento de Pascal tem raízes profundas nessa análise do infinito" (Costa, 1971), que no seu tempo ressurgiram com nova roupagem. "Pascal foi geômetra no belo sentido pleno da palavra. Seu gênio multiforme procurou a verdade em todos os terrenos." (Costa, 1971).
Mais de trezentos anos de sua morte se passaram, mas o momento não deixa de ser oportuno para recordar como Pascal viveu a ciência sem deixar que a ciência fosse sua vida.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Português

Hoje na de português o professor Fabricio corrigiu a atividade que ele passou ontem.

Ciências

Hoje a professora de ciências não veio e não teve nada.

Educação Física

Hoje na aula de Educação Física o professor Dival recolheu as pesquisas da nossa mão e aplicou a prova sobre o assunto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Charles Darwin(Ciências)

Charles Robert Darwin nasceu em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô paterno, Erasmus, poeta, médico e filósofo.

Em 1825, foi para Edimburgo estudar medicina, mas abandonou a carreira. Mudou-se para Cambridge, disposto a se tornar um sacerdote anglicano, mas ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, matéria em que seu talento que se manifestava desde a infância.

Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul.
Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos. Em 1839, após se casar com Emma Wedgwood, foi viver no campo, na terra natal. Sofreu de uma doença não diagnosticada na época, e suspeita-se que tenha sido o mal de Chagas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Los Posessivos(Esp)

¿Esta es tu casa?
Esta é a sua casa?

Su libro de texto es muy antiguo.
Seu livro de texto(didático) é muito antigo.
Los pronombres posesivos
O que é e para que servem os pronomes possessivos?

São pronomes utilizados para expressar propriedade de algo, assim como os adjetivos posessivos estudados na lição 31 do nível básico deste curso. Os pronomes possessivos também servem para substituir os nomes . Veja o exemplo abaixo:
Mis bolígrafos son más caro que los tuyos.
No, los míos son más caros. ( Los míos - substitui o substantivo "bolígrafo")

Minhas canetas são mais caras que as suas.
Não, as minhas são mais caras.

Porcentagem(Mat)

A porcentagem serve para representar de uma maneira prática o “quanto” de um “todo” se está referenciando.
Por exemplo, se temos 100 caixas, sendo que 40 delas estão cheias de areia, dizemos que 40% (“40 partes de 100″, ou seja, 40 partes de 100 caixas, logo são 40 caixas) estão cheias, e que as restantes estão vazias (60 caixas, ou 60% nesse caso).
O cálculo de porcentagem é bastante simples. Normalmente se usa a regra de três simples e direta.
Se tivéssemos 200 caixas, e 50 delas estivessem com areia, qual seria a porcentagem de caixas vazias?
Fazendo a subtração, descobrimos que 150 estão vazias. Aplicando a regra de três para descobrir a porcentagem:
200 -> 100%
150 -> x
200x = 15000
2x = 150
x = 75
x = 75%
Ou seja, 75% das caixas estão vazias (que representam 150 caixas)
(30%)2 = (30/100)2 = 0,32 = 0,09 = 9/100 = 9%
10050% = 10050/100 = 1000,5 = 10

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

México(His)



O México é um país com uma história bastante complexa,há indícios de povos que habitavam a região há mais de 20.000 anos.Durante a época pré-hispânica,houve a apogeu da civilizações olmeca,azteca,teotihuan,zapoteca e maya,que durou aproximadamente 4.000 anos antes dos habitantes nativos entrarem em contato com a civilição européia.Os primeiros habitantes da região que hoje conhecemos como México,contruíram observatórios,desenvolveram um calendário com 635 dias,constríam aquedutos,utilizavam hieróglifos para escrever,fizeram avençados em matemática e conheciam a álgebra.


Em 1519,o espanhol Henán Cortez chegou à ilha de Cozumel e,de lá,e deu sua invensão do atual território mexicano.Tenochitlán,capital do império azteca,foi destruída a partir de 1520,sobre suas ruínas foi construída a atual capital do México,Cidade do México.Junto dos militares espanhóis,chegaram,em 1524,também missionários(frades franciscanos)que convertiam os indígenas a fé católica.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Antropocentrismo x Teocentrismo(Fil)

Em vários aspectos da vida, observamos que as oposições são capazes de fornecer sentido a muitas de nossas experiências e escolhas. Direita e esquerda, o bom e o mau, o certo e o errado são apenas alguns desses binômios capazes de surgirem no cotidiano. Na História, quando estudamos atenciosamente o movimento renascentista, essa mesma forma de compreensão surge na oposição constituída entre o Antropocentrismo e o Teocentrismo.

O Teocentrismo é uma das noções que marcaram tipicamente a Idade Média. Na passagem dos séculos IV e V, o teólogo Santo Agostinho realizou um estudo sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Por meio de suas explicações, ele determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original. Desse modo, o ser humano acabava agregando à condição de criatura inferior, imperfeita, poluída e mortal.

Observando o contexto em que produziu a sua obra, podemos ver que as palavras de Santo Agostinho eram fortemente influenciadas pelas guerras e invasões que demarcavam a queda do Império Romano. Com o passar do tempo, vemos que essa perspectiva, aliada ao crescimento da própria Igreja Cristã, acabou marcando o modo de vida teocêntrico experimentado durante a Idade Média.

De fato, no contexto do mundo feudal, a carência de instituições de ensino acabou deixando que a Igreja assumisse o monopólio do conhecimento dessa época. De tal modo, vários representantes do poder clerical transmitiam a noção de que a figura divina estava acima do homem. Não por acaso, a busca pela salvação espiritual acabou tendo maior espaço nos escritos e comportamentos do medievo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Present Continuous(Ing)

O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso,ou seja,uma acão que ainda está acontecendo.Todo nosso "ando","endo" e "indo" dos verbos em português devem ser trocados em inglês por "ing".

A construção do presente contínuo deve ser dada segundo a forma:
Sujeito+verbo to be+verbo com "ing"+complemento
She is studying English now.(Ela está estudando inglês agora.)

Para a forma negativa,basta acrescentar o "not" após a verbo "to be"(am,is are)

Ex:
He is not playing the electric guitar at this moment(Ela não está tocando guitarra neste exato momento.)
She is not listening to music.(Eles não está ouvindo música.)

Para elaborar uma frase interrogativa é necessário colocar o verbo "to be" no início da frase:

Is Mariane talking to Bob?(A Mariane está conversando com Bob?)
Is Susan watching the soap opera?(A Susan esta assistindo a novela?)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uso do Muy e Mucho(Esp)

O emprego das formas muy e mucho,bastates particulares da língua espanhola,é sempre motivo de confusão para o falante estrangeiro;por isso é importante atentar para a sua regra de uso:

Se usa a forma mucho antes ou depois do verbo.

Exemplos: Juan estudia mucho.
Mucho me alegro

Também usamos o mucho antes dos seguintes adjetivos(mejor,peor,mayor,menos) e antes dos advérbios(más,menos,antes,después)

Para todos os outros adjetivos e advérbios utilizamos a forma muy

Exemplos:muy malo,muy cercano.

Sentimentos em Inglês(Ing)

Felicidade:happiness;Feliz:happy

Ex:I am happy to be here with you.(Estou feliz em esta aqui com voçês)
Ex:I was born to make you happy.(Nasci para te fazer feliz.)

Raiva:anger;Com raiva:angry

Ex.:It looks like she's really angry at us.(Parece que ela está mesmo com raiva da gente.)
Ex.:It will only make them angry.(Isto só vai deixar eles com raiva.)

Tristeza:sadness;Triste:sad

Ex.: I'm sad hear they're going to leave.(Estou triste em saber que eles vão embora.)

Amor:paixão:love;Estar apaixonado:to be in love

Ex.:He is in love with her.(Ele esta apaixonado por ela.)
Ex.:Have you ever been in love?(Voçê já esteve apaixonado?)



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Equação do 1 grau com uma incógmita(Mat)

Denomina-se equação do 1 grau com uma incógnita,qualquer equação que possa ser reduzida à forma ax = b,onde x é incógnita e a e b são números reais,com a # 0. a e b são coeficientes da equação.

Equações do 1 grau podem possuir mais de uma incógnita.Como exemplo,temos as equações do 1 grau com duas incógnitas,que são quaisquiser equações que podem ser reduzidas a uma equivalente da forma ax+by=c,com a#0 e b#0.
Neste caso,além de a e b,temos também c como coeficientesda equação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino(Cie)

A função do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução.O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de orgãos encarregado da reprodução no homem,assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encaregado da reprodução na mulher.O organismo feminino é mais complexo que o do homem pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função:o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida,resultante da união dos gametas.

A reprodução humana começa quando óvulo inicia sua vagarosa travessia pelas tubas uterinas para o útero.No percurso,vários milhões de espermatozóides poderão ir ao encontro,mas somente os mais fortes conseguirão atingi-lo e apenas um deles fecundá-lo.Depois de nove meses se produzirá o nacimento do novo ser humano.

Uso do Onde e Aonde(Port)

As palavras Onde e Aonde são semelhantes,mas têm empregos diferentes.


  • Aonde é junção de preposição a + onde.Usa-se com verbo que indica movimento e significa ''a que ugar,para que lugar''.

Exemplos:


Ei,aonde voçê vai?


a:para que lugar


b:verbo que indica movimento



  • Onde significa ''em que lugar''.Usa-se com verbo que não indica movimento.

Exmplo:


-Onde voçê comprou esse tênis?


a:em que lugar


b:esse verbo não indica movimento

Verbos Simple Present(Ing)

Afirmações

Para as primeiras e segundas pessoas,o verbo fica igual à forma infinitiva (mas sem a partícula''to''),nas terceiras pessoas,há a necessidade de adicionar ao fim do verbo as extensões ''s'',''se'' ou ''ies''.

Exemplos:
-He washes the car(ela lava o carro)
-I like internet(eu gosto de internet)

Interrogações

Para fazer frases interrogativas,vamos usar o auxiliar DO(ou Does,para as terceiras pessoas)antes do verbo.

Exemplos:
-Do you go to shcool?(Voçê vai pra escola?)
-Does she work?(Ela trabalha)

Negações

Para tomar uma frase negativa,é só adicionar o ''Not'' depois do Do ou Does:

Exemplos:
-I do not(don't)work(Eu não trbalho)
-She does not(doesn't)work(Ela não trabalha)



Uso do Senão ou Se não(Port)

Veja:

Se não der para voçê vir,não tem problema.

Caso não dê para voçê vir,não tem problema.

As duas orações acima não têm o mesmo sentido?

Agora, observe:

O que é isso,senão uma briga?

O que é isso,caso não uma briga?

A substituição feita acima de '' se não'' e ''senão'' Não possuem o mesmo siginifacado,uma vez que não podem ser substituídos pela mesma expressão.

Use o ''se não'' quando puder trocar por ''caso não'',''quando não'' ou quando a conjunção ''se'' for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta:
Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.

Use o ''senão'' quando puder substituir por ''do contrário'', e ''de outro modo'',''caso contrário'',''porém'',''a não ser'',''mas sim'',''mas também''.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Violentamente Pacífico - RAS Mc Léo Carlos(Port)

Por motivo do upload não pegar vc acessa esse link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=TsnhnmGF23c

He,She,It(Ing)

O verbo "to have"significar "ter","possuir".Ele é comumente usado no inglês porquê tem várias funções,exatamente como o''ter'' do português.Ele pode ser o verbo principal,verbo auxiliar nos tempos '' perfeitos" do presente,passado e futuro, e também na formação de frases possessivas.
No passado,o ''have''tomaforma de "hard".

Exemplos:
-I have to slpeep(Eu tenho que dormir)
-She had to go(Ela teve que ir)
-He have done the activity(Ele tem feito a atividade)
-You have a nice car (Voçê tem um carro legal)

Abaixo a lista do verbal no presente:

Presente

-I have=Eu tenho
-You have=Voçê tem(tens)
-She las=Ela tem
-It has=Isto tem
-We have=Nós temos
-You have=Vós tentes
-They have=Eles têm

Prétérito Imperfeito do Indicativo(Esp)

Este tiempo expresa una accíon pasada sin indicar el inicio o el final.
Ej:María andaba por ahí.(Este tempo expressa uma ação passada sem indicar o ínicio ou o final.Ex:Maria andava por aí.)

Puede ser usado como marca de cortésia.Ej:?Quiere algo?(Pode ser usado como marca de cortesia.Ex:-Queria alguma coisa?)

Obs:Em português poderia ter permanecido a palavra 'algo' porém para um melhor sentido da frase foi substituído por 'alguma uma coisa'.

Indica hechos simultanéos.Mientras comía manzanas andaba por el jardín.(Indica fatos simultâneos.Ex:Enquanto comia maçãs andava pelo jardin.)

Es el tiempo de la narrativa de los cuentos de hadaso otras historais.Ej:Érase una vez princesa que vivía en un castillo...(Ex:Era uma vez uma princesaque vivia em um castelo.)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Medidas Napoleônicas(His)

Enquanto no Brasil germinavam as sementes da Independência, na França florescia um novo Império. Coube a Napoleão a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente os ideais da Revolução. Ela havia atingido o auge durante o Terror. A reação veio em 1795 com a implantação do Diretório. Este teve dificuldades para governar, atacado pelos partidários da realeza, que queriam a volta do Antigo Regime, e pressionado pelas cama­das populares, que queriam a volta do Terror.

Alguns diretores resolveram fortalecer o poder do Diretório, conspirando com um líder militar popular, que se havia destacado em guerras da França contra a Itália (1796-1797) e no Egito (1798-1799): Napoleão. Foi ele o escolhido para chefiar o golpe que depôs o Diretório, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802).

Não passava de uma ditadura disfarçada. Em 1804, foi criado o Império, espécie de monarquia vitalícia. Apesar de haver Constituição, Napoleão governou despoticamente. Por algum tempo, a prosperidade resultante das reformas internas e o êxito das guerras permitiram a continuidade do regime. Com os primeiros fracassos militares, seus fundamentos seriam abalados, até a queda em 1814.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Status Social(Soc)

O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. Ele abrange também a glória, a dignidade, o grau de importância social de um sujeito. Algumas atitudes humanas podem acarretar graves conseqüências sob o ângulo da vida em sociedade, pois dependendo de seu modo de agir o homem se torna portador de certas marcas que, socialmente, causam prejuízos à sua imagem.

O status social não é definido apenas pelas normas legais, mas também pelos valores e pelas diretrizes que orientam uma determinada sociedade. Assim, ele inclui vários atributos e atitudes sociais que pertencem à esfera comportamental, não somente ao universo das leis. Ele é atribuído quando não depende do potencial individual para ser adquirido, ou seja, o sujeito nasce com este status – quando se recebe, por exemplo, um cargohereditário.

O status adquirido requer do indivíduo um dispêndio de energia pessoal para ser conquistado. Ele deve exercer sua aptidão, seu saber, sua inteligência, para rivalizar com seus companheiros de jornada e vencê-los, conquistando assim a posição social que almeja. Assim, pode-se dizer que o status é também fruto de uma competição entre pessoas e associações, dando origem à ascensão social.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jean Piaget(Fil)

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, comprovou suas teses.
Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra tem mais páginas que a Enciclopédia Britânica. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Repassamos aqui algumas idéias centrais de sua teoria, com a colaboração do “Glossário de Termos
”.

El Amor Lo Cura Todo-Juanes(Esp)

Es mas fácil dar la espalda a los problemas y decir,
?Eso no me importa ya?
Es mas fácil ser cobarde que valiente
Si ves que las cosas salen mal

Los problemas, nuestra casa
El día siguiente la soledad no nos deja respirar
Es como estar librando una batalla
A muerte ooo?

Es duro aceptar lo que no puedes cambiar
A quien no le importa la felicidad?
Yo solo no quiero abrir la puerta
Matar las penas
Sanar la herida

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible.
No lo sabrás.

Ver te así me parte el alma
Inevitable tu soledad, tu soledad
Es como estar librando una batalla
A muerte ooo?

Es duro aceptar lo que no puedes cambiar
A quien no le importa la felicidad?
Yo solo no quiero abrir la puerta
Matar las penas
Sanar la herida

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible
No lo sabrás

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Revolução Francesa(His)

Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento global, atlântico ou ocidental, que começou nos Estados Unidos em 1776. Entre todas as revoluções que se seguiram na Europa e na América a partir daí, não há dúvida de que existam traços comuns. Mas a Revolução Francesa teve identidade própria, que se manifestou na participação popular. Na ruptura radical com as instituições feudais do Antigo Regime e nas formas democráticas que assumiu.

A França ainda era um país agrário no fim do século XVIII. Embora o capitalismo já tivesse começado a provocar mudanças em sua estrutura, sua organização social ainda estava baseada em estamentos.

A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais:

* 1° estado – clero; cerca de 2% da população.
* 2° estado – nobreza; também 2% da população.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

O terceiro estado arcava com o peso dos impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza. Os outros dois estados não pagavam tributos e ainda viviam a custa do dinheiro público.

Sistema Edócrinas(Cie)

O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo. Através deste sincronismo, o sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, induzindo o sistema endócrino a reagir de acordo com as necessidades metabólicas.

Sendo a atividade endócrina, ocorrendo por meio de mensageiros químicos, os hormônios, substâncias de natureza proteica sintetizadas pelas glândulas, liberam seus produtos na corrente sanguínea em resposta aos fatores externos ou processos que permitem a manutenção do equilíbrio interno, atuando diretamente sobre a funcionalidade dos órgãos.

Dessa forma, por exemplo, um organismo controla: a concentração hídrica, a disponibilidade de carboidratos para o trabalho celular, a absorção de minerais, a pressão arterial, o surgimento dos caracteres sexuais, a maturação de células reprodutivas, a estimulação do desenvolvimento (crescimento), regulação do ciclo menstrual feminino, a secreção de leite nos mamíferos, dilatação do canal vaginal e contrações uterinas em virtude do parto, entre outras inúmeras funções.

Verbos de Ação em Inglês Traduzida(Ing)

Look- Olhar

Love- Amar

Open-Abrir

Close-Fechar

Save-Salvar

Play-Jogar ou Brincar

Work-Trabalhar

Visit-Visitar

Return-Retornar

Paint-Pintar

Guard-Guarda

Move-Mover-se

Copy-Copiar

Remove-Remover

Learn-Aprender

terça-feira, 7 de junho de 2011

Chico Buarque(Port)

Francisco Buarque de Holanda nasceu no Rio de Janeiro em 1944. É comum pensar-se que entre o letrista de música e o poeta há a mesma distância que entre o tecladista de uma banda musical e um pianista clássico. Tal consideração reflete uma maneira estanque de se pensar a arte, isto é, a partir de categorias imutáveis e bem definidas. O fenômeno artístico, entretanto, irrompe com muita freqüência nas zonas fronteiriças entre essas categorias; mais do que isso, o movimento entre registros aparentemente imóveis pode constituir uma expressão artística por si só. A resistência em atribuir valor poético à obra de Chico Buarque é um grande exemplo dessa obtusidade crítica. Depois do lançamento de dois romances de grande sucesso, porém, essa resistência vem sendo vencida. Pois a linguagem rica em imagens e símbolos, densa e de forte articulação já presente nas letras de suas músicas — consideradas por muitos como poemas verdadeiros haja vista a virtuosidade e a universalidade —, foi transposta para uma ficção de filiação hiper-realista, dotada de trama narrativa sofisticada e bastante hermética. Sua poética é hoje plenamente reconhecida. obras
Roda-Viva (1967)
Calabar ou o Elogio da Traição [com Ruy Guerra] (1974)
Fazenda Modelo (1975)
Gota D’água [com Paulo Pontes] (1975)
Ópera do Malandro (1978)
A Bordo do Rui Barbosa [com Valando Reating] (1981)
Estorvo (1991)
Benjamin (1995)

Tradicional vs Construtivista(Fil)

Construtivista

Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada.

Tradicional

A visão e a prática da pedagogia tradicional são permeadas pelos pressupostos do ambientalismo, onde a escola e o ensino são supervalorizados, já que o aluno é um receptáculo vazio (alguém que em principio nada sabe). Freire (1979) refere que "O educador, que aliena a ignorância, se mantém sempre em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processo de busca".

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Axiologia(Fil)

O que nos leva a decidirmos por uma quando nos encontramos entre duas ou mais realidades de que gostamos ou desejamos? O que nos move a fazer escolhas?
A primeira resposta poderia ser: decidimos por que somos livres. E, por sermos livres fazemos escolhas as quais são determinadas pelo valor que atribuímos àquilo que escolhemos.
Mas isso ainda não é tudo. Nossa decisão se deve a algo que vai além da liberdade ou que dá sentido à liberdade. Decidimos por que somos capazes de determinar o valor das realidades com as quais nos relacionamos. Não esquecendo que a liberdade também é um valor que prezamos.
Quando nos perguntamos o que nos leva a valorizarmos alguma coisa em detrimento de outra, observaremos que além de livres e com capacidade de fazermos escolhas, a partir dos valores que desenvolvemos, somos capazes, também, de hierarquizar nossas observações e nossas relações. Relacionamo-nos com as coisas e com as pessoas a partir de uma hierarquização que chamamos de “valores”. E, neste ponto perceberíamos que estamos diante de questões culturais.
Os valores que desenvolvemos nascem da cultura. Essa é a razão pela qual povos diferentes valorizam realidades distintas. É a razão pela qual muitos elementos que são valorizados por alguns grupos humanos não o são por outros. Os valores, portanto não são absolutos, mas condicionados pela cultura espaço-temporal. Nem todos os valores de antigamente permanecem sendo valores atualmente. Nem todos os valores para nos são valores para outros.

O Grand Canyon(Geo)

No mundo existe uma série de paisagens naturais de rara beleza, porém uma se destaca em relação às demais, o Grand Canyon, que é um acidente geológico que permitiu o surgimento de uma falha na superfície da região, possui 445 km de comprimento, aproximadamente 1,5 km de profundidade e uma largura que pode variar de 200 metros a 30 km.

O Grand Canyon é uma das sete maravilhas do mundo natural. Essa surpreendente paisagem foi esculpida por meio de processos erosivos, motivados, principalmente, pelas águas do rio Colorado, além da neve, da chuva e do vento, chamados de agentes externos modeladores do relevo. É repleto de precipícios, montes íngremes, despenhadeiros e pináculos. Além de apresentar diversas cores em sua composição, como vermelho, ouro, rosa, verde, ferrugem, laranja, violeta, dentre outras.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Consciência Ecológica(Port)

A atual sociedade de consumo vem alterando de forma cada vez mais perigosa a biosfera. No capitalismo a função da natureza é exclusivamente de promover recursos, mas em contrapartida as conseqüências são extremamente negativas.

Do ponto de vista ambiental o mundo passa por uma série de modificações, devido a esse processo percebemos o fim do petróleo, escassez de água e aquecimento global, tudo isso fruto da sociedade industrial consumista.

O homem esquece que quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo pois esse é parte integrante da natureza, esquece também que os elementos da natureza (hidrosfera, atmosfera, litosfera, animais, plantas entre outros) possui uma relação de interdependência.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sistema Nervoso(Cie)



O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

Células especializadas, denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana - conhecidas por impulsos elétricos. Esses ocorrem, geralmente, da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre estes é chamado sinapse nervosa.