segunda-feira, 14 de junho de 2010
Raiz Quadrada Exata
quinta-feira, 10 de junho de 2010
China Medieval
A China atual é um país continental marcado pela diversidade cultural, étnica e lingüística. Um exemplo disso é chamarmos de língua chinesa o que, na verdade, é o mandarim, um dos vários dialetos falados no país e cujo ensino é obrigatório em todas as suas províncias.
Em Hong-kong, por exemplo, ex-possessão britânica, recentemente reintegrada à República Popular da China, a língua falada pelos habitantes é o cantonês, que é incompreensível para chineses de outras regiões.
O turista estrangeiro que visitar os rincões da China encontrará diversas minorias étnicas. Atualmente, o governo chinês reconhece a existência de pouco mais de cinqüenta grupos. Entre eles, podemos destacar as etnias hui e cazaque.
A minoria hui, por exemplo, é de religião muçulmana, que proíbe o consumo da carne de porco, a principal iguaria da cozinha chinesa. Ela jamais conseguiu se integrar inteiramente ao resto da população e costuma estar envolvida em revoltas separatistas. Por sua vez, o grupo cazaque, compartilha mais laços culturais com os turcos do que com os han, a etnia dominante no país. É encontrado em partes da China e também na Rússia, Mongólia, Uzbequistão e Cazaquistão (onde é maioria).
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Vulções no Brasil
Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC); Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo
Localização do Brasil entre as placas tectônicas
O Brasil está no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O limite leste da Placa Sul-Americana está posicionado no fundo do oceano Atlântico, próximo da metade da distância entre o Brasil e a África, enquanto que o limite oeste fica junto ao litoral oeste da América Latina. O distanciamento dos limites da Placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões atualmente no Brasil. Entretanto, no nosso país há diversas evidências de manifestações vulcânicas e subvulcânicas que ocorreram ao longo do tempo geológico, desde episódios acontecidos em um passado muito distante até eventos relativamente recentes.
terça-feira, 1 de junho de 2010
A Cultura da Àfrica do Sul
possui três capitais, Pretória (capital administrativa), Cidade do Cabo (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judicial).
O pais fora descoberto em 1485, por Diogo Cão , e em 1488 por Bartolomeu Dias. No século XVII, inicia-se uma colonização permanente.
Possui onze línguas oficiais, sendo o inglês a língua principal. A população possui características culturais diversas, 79, 6 % é negra, mas não homogênea, pois está repartida em grupos e línguas diferentes.
Em 2007, a população era de 47,9 milhões de pessoas. De 1948 e 1990, o pais viveu sob o regime do apartheid, pelo qual era mantida a discriminação racial que garantia a dominação da minoria branca do pais.
O apartheid deixou de vigorar a partir do governo de F.W. de Klerk, que libertou , líder da ANC. Como primeiro negro a alcançar o poder no pais, Nelson Mandela eleito presidente da África do Sul em 1994, nas primeiras eleições democráticas.
O governo sul-africano é regido por um sistema parlamentar, onde o presidente pode exercer ao mesmo tempo o cargo de chefe de estado e chefe de governo. Cidade do Cabo é a capital legislativa, Pretória assume a importância administrativa e Blomfontein é a capital do poder judiciário.