segunda-feira, 14 de junho de 2010

Raiz Quadrada Exata

Extrair a raiz quadrada de um número "x" significa encontrar o número que, multiplicado por si mesmo, resulta em "x". O conceito foi criado por matemáticos árabes. Eles imaginavam um número, por exemplo 25, e diziam que ele havia crescido de uma "raiz quadrada" com área igual a 25. Era preciso, então, "extrair a raiz" e perceber que cada lado do quadrado media 5. A ideia foi adotada por matemáticos europeus no fim da Idade Média. Ao traduzir livros árabes, eles encontraram o conceito e passaram a aplicá-lo. Para simbolizar a raiz, os europeus optaram pela letra "r" minúscula, por ser a primeira letra da palavra radix - que significa "raiz" em latim. Acredita-se que o símbolo atual tenha surgido de uma mudança nessa abreviação do "r" manuscrito, que passou a sobrepor o número que estava depois dele. Contudo, não há registros precisos desse surgimento. Sabe-se apenas que o símbolo foi empregado pela primeira vez em 1525, no livro de álgebra Die Coss, de autoria do matemático alemão Christoff Rudolff (1499-1545), e que sua adoção geral só ocorreu no século seguinte. A vantagem do símbolo usado por Rudolff seria a possibilidade de, estendendo-se o travessão, indicar o número do qual se quer determinar a raiz quadrada, evitando, assim, o duplo entendimento. Com a evolução do uso da operação, convencionou-se a colocação de um índice sobrescrito à esquerda do símbolo para indicar raiz cúbica, raiz quarta etc.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

China Medieval

China medieval - Dinastias Sui e Tang: reunificação e esplendor do império chinês

A China atual é um país continental marcado pela diversidade cultural, étnica e lingüística. Um exemplo disso é chamarmos de língua chinesa o que, na verdade, é o mandarim, um dos vários dialetos falados no país e cujo ensino é obrigatório em todas as suas províncias.

Em Hong-kong, por exemplo, ex-possessão britânica, recentemente reintegrada à República Popular da China, a língua falada pelos habitantes é o cantonês, que é incompreensível para chineses de outras regiões.

O turista estrangeiro que visitar os rincões da China encontrará diversas minorias étnicas. Atualmente, o governo chinês reconhece a existência de pouco mais de cinqüenta grupos. Entre eles, podemos destacar as etnias hui e cazaque.

A minoria hui, por exemplo, é de religião muçulmana, que proíbe o consumo da carne de porco, a principal iguaria da cozinha chinesa. Ela jamais conseguiu se integrar inteiramente ao resto da população e costuma estar envolvida em revoltas separatistas. Por sua vez, o grupo cazaque, compartilha mais laços culturais com os turcos do que com os han, a etnia dominante no país. É encontrado em partes da China e também na Rússia, Mongólia, Uzbequistão e Cazaquistão (onde é maioria).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vulções no Brasil

Em épocas geológicas,passadas houve intensa atividade vulcânica,hoje não existem mas vulcões ativos no Brasil.Nosso pais foi palco de diversas atividades vulcânicas,a mas recente ocorreu Era Cenozóica(tercinário),levantando a formação das nossas ilhas oceânicas,tais como trindade,Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.
Na Era Mesozóica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) E Lajes (SC); Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo

Localização do Brasil entre as placas tectônicas

O Brasil está no centro de uma grande placa tectônica, a Placa Sul-Americana, portanto, afastado dos limites dessa placa. O limite leste da Placa Sul-Americana está posicionado no fundo do oceano Atlântico, próximo da metade da distância entre o Brasil e a África, enquanto que o limite oeste fica junto ao litoral oeste da América Latina. O distanciamento dos limites da Placa Sul-Americana é o motivo porque não há vulcões atualmente no Brasil. Entretanto, no nosso país há diversas evidências de manifestações vulcânicas e subvulcânicas que ocorreram ao longo do tempo geológico, desde episódios acontecidos em um passado muito distante até eventos relativamente recentes.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Cultura da Àfrica do Sul

Pais meridional do continente africano, banhado pelos oceanos Atlânticos e Índico . Possui fronteira com Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique e Suazilândia. A África do Sul

possui três capitais, Pretória (capital administrativa), Cidade do Cabo (capital legislativa) e Bloemfontein (capital judicial).

O pais fora descoberto em 1485, por Diogo Cão , e em 1488 por Bartolomeu Dias. No século XVII, inicia-se uma colonização permanente.

Possui onze línguas oficiais, sendo o inglês a língua principal. A população possui características culturais diversas, 79, 6 % é negra, mas não homogênea, pois está repartida em grupos e línguas diferentes.

Em 2007, a população era de 47,9 milhões de pessoas. De 1948 e 1990, o pais viveu sob o regime do apartheid, pelo qual era mantida a discriminação racial que garantia a dominação da minoria branca do pais.

O apartheid deixou de vigorar a partir do governo de F.W. de Klerk, que libertou , líder da ANC. Como primeiro negro a alcançar o poder no pais, Nelson Mandela eleito presidente da África do Sul em 1994, nas primeiras eleições democráticas.

O governo sul-africano é regido por um sistema parlamentar, onde o presidente pode exercer ao mesmo tempo o cargo de chefe de estado e chefe de governo. Cidade do Cabo é a capital legislativa, Pretória assume a importância administrativa e Blomfontein é a capital do poder judiciário.