sexta-feira, 30 de setembro de 2011

America Andina(Geo)

A América Andina é composta pelos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todas essas nações são cortadas pela Cordilheira dos Andes na América do Sul, daí a denominação América Andina. A superfície ocupada pela América Andina corresponde a 5,3 milhões de quilômetros quadrados no quais existem distribuídos cerca de 144 milhões de habitantes.
A Cordilheira dos Andes se estabelece de norte a sul no extremo oeste da América do Sul
Todos os países que compõem essa parte da América possuem como principais atividades econômicas a produção agrícola e extrativista, tais como a extração de minérios e a prática da pesca. O setor industrial é relativamente modesto, as indústrias existentes têm suas produções vinculadas à agroindústria e processamento de produtos agrícolas, como fábricas de alimentos, tecidos e vestuário, além do beneficiamento de minérios. A Venezuela é grande produtora de petróleo e integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Movimento Social(Soc)

O conceito de movimento social é utilizado por autores de diversos quadrantes teóricos, desde representantes do estrutural-funcionalismo, como Smelser, passando pelas teorias da ação (neo)weberiana, até ao marxismo, o qual reivindica o conceito não só do ponto de vista analítico como de plataforma programática e prática para a transformação social. As razões e as formas de mobilização social, sendo de diversa ordem (económica, política, cultural, religiosa), encontram-se, em regra, interligadas. Para serem eficazes podem ser utilizados vários meios: abaixo-assinados, petições, manifestações, greves, formas de violência, incluindo a luta armada, apelos messiânicos. Ao lado de velhos movimentos sociais (camponeses, operários), surgem novos movimentos sociais, alguns dos quais com raízes históricas mais fundas (ecologista, feminista, étnicos).
O conceito de movimento social pressupõe o debate em torno da ação coletiva e dos modelos explicativos da mesma (ou da sua ausência). Para Smelser, as componentes básicas da ação coletiva e, consequentemente, do movimento social seriam, por ordem hierárquica decrescente, os valores, as normas, a mobilização da motivação individual para a ação organizada, as facilidades situacionais (ou obstáculos, em caso de não movimento social), nomeadamente informação, qualificações e equipamento, a fim de se obterem determinados objetivos concretos. Trata-se de um modelo cultural-normativista que inclui diversos ingredientes, como condutividade, pressão, crescimento e difusão da crença generalizada, mobilização dos participantes, controlo social, mas não coloca no centro da análise a conflitualidade entre classes/grupos sociais, nem revaloriza a ação destes como componente histórica imprescindível da formação e desenvolvimento das sociedades.

Hipótese(Fil)

A Hipótese Gaia é uma tese criada em 1969 pelo investigador James E. Lovelok,para explicar o fato de todos os seres vivos estarem ligados entre si e com ambiente físico,levantando a hipótese de que a Terra seria um organismo vivo.

Para ter chegado a essas conclusões,Lovelok,justamente com a biológa Lynn Margulis,realizou pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e a de outros planetas.Para ele,é a vida na Terra que cria as condições para sua sobrevivência,e não o contrário,como as outras teorias sugerem.
Segunda a hipótese,a Terra teria uma capacidade própria de controlar e manter as condições físicas e químicas propícias para ela através de mecanismo de retroalimentação.Assim,os fatores bióticos teriam o controle sobre os abióticos,proporcionados as condições ideias de sobrevivência para os seres vivos.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Clonagem(Cie)

A clonagem (do grego Klon = broto vegetal) é processo natural ou artificial onde são produzidos organismos geneticamente idênticos. Trata-se de um tipo de reprodução assexuada pois não envolve troca de gametas entre indivíduos.
Histórico
Em 1903 o botânico Herbert J. Webber criou o termo clonagem. Mas ela ficou mundialmente conhecida com a clonagem da ovelha Dolly, que nasceu dia 5 de julho de 1996, feita pelo cientista escocês Ian Wilmut. Em 2001 um médico italiano, chamado Severino Antinori teve a intenção de clonar num ser humano, o que causou grande agito na sociedade cientifica. Outros cientistas até anunciaram que havia clonado um ser humano, porem esses fatos nunca foram provados.
Clonagem reprodutiva
A clonagem reprodutiva se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e esta recebe uma célula somática, que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal. Este embrião é implantado em uma mãe de aluguel. O organismo formado é geneticamente idêntico ao organismo doador da célula somática. Assim que a ovelha Dolly foi clonada. A célula somática utilizada é de uma glâdula mamária

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Organologia(Mus)

A organologia é o estudo dos instrumentos musicais, suas origens, classificações e análises estruturais e materiais. Em sua prática, ocupa-se da investigação dos instrumentos musicais de diversas culturas, mapeando seus trajetos históricos, significados sociais, estéticos e valores simbólicos que sustentam seus usos. Os diversos escopos dessa investigação irão prover os elementos necessários para que se consiga estabelecer classificações adequadas para cada necessidade prática ou funcional.
De acordo com o sistema Hornbostel-Sachs, a classificação dos instrumentos é feita a partir do elemento vibratório que produz o som. No caso das guitarras e contrabaixos elétricos, isso não é tão simples de se determinar, afinal podemos creditar a vibração que produz o som tanto às cordas tensionadas, quanto à ação dos alto-falantes. Há divergências, e com freqüência iremos encontrar as duas classificações mais comuns: cordofones ou eletrofones, dependendo do que se toma como conceito de fonte sonora. Se a fonte sonora é a origem do som, tendo como base o elemento que gera as vibrações em todos os seus atributos finais, a despeito de como essas vibrações serão alteradas posteriormente, sim, o contrabaixo elétrico é um cordofone, pois são as cordas que cumprem com este papel. Mas, por outro lado, se o referencial for a vibração do ar e quem a produz, à partir dos captadores tudo é elétrico e, portanto, a classificação será a de eletrofone.

Max Weber(Soc)

Política, religião e capitalismo são temas que estão intrinsecamente ligados à vida e à bibliografia de Max Weber, sociólogo alemão considerado um dos fundadores da metodologia da Sociologia Moderna.
O pensamento weberiano se opõe à concepção que muitos tinham sobre o papel do professor em sala de aula. Para ele os alunos tinham uma idéia errônea ao considerar o docente como um “líder político e social”, e este também assumia um papel diferente do de orientador científico. O professor somente poderia exercer a função de conselheiro ou líder político fora das salas de aula.
O sociólogo pode observar que os americanos e alemães tinham pontos de vista diferentes em relação ao papel do professor. Os americanos consideravam o docente como alguém que estava vendendo seu conhecimento. Já os alemães tinham o mestre como referência na aprendizagem e liderança política. Weber considerava que o primeiro grupo estava correto em seu modo de pensar, pois o professor cumpriria com seu papel de transmitir os conhecimentos científicos fazendo com que o aluno pudesse desenvolver o seu censo crítico e conhecimentos científicos.

Blaise Pascal(Fil)

Blaise Pascal revelou-se gênio desde cedo. Com 12 anos por si só descobriu a matemática, uma vez que foi impedido por seu pai o contato com livros sobre o assunto. Não parou por aí. A sua contribuição para a ciência foi significativa e de grande importância. Atuou na matemática, na física, na geometria, mas é com suas reflexões filosóficas e teológicas que mais surpreende a humanidade. Só não contribuiu mais, foi devido a sua morte prematura aos 39 anos. Seus escritos filosóficos "exprimem com incomparável eloqüência às ansiedades que agitam a alma humana. Ao longo dessas páginas imortais, animadas de ardente misticismo, sente-se no entanto, a cada momento, a forte disciplina do espírito geométrico. Mais do que a disciplina: a inspiração. O pensamento de Pascal tem raízes profundas nessa análise do infinito" (Costa, 1971), que no seu tempo ressurgiram com nova roupagem. "Pascal foi geômetra no belo sentido pleno da palavra. Seu gênio multiforme procurou a verdade em todos os terrenos." (Costa, 1971).
Mais de trezentos anos de sua morte se passaram, mas o momento não deixa de ser oportuno para recordar como Pascal viveu a ciência sem deixar que a ciência fosse sua vida.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Português

Hoje na de português o professor Fabricio corrigiu a atividade que ele passou ontem.

Ciências

Hoje a professora de ciências não veio e não teve nada.

Educação Física

Hoje na aula de Educação Física o professor Dival recolheu as pesquisas da nossa mão e aplicou a prova sobre o assunto.