terça-feira, 30 de agosto de 2011

Charles Darwin(Ciências)

Charles Robert Darwin nasceu em uma família próspera e culta. Seu pai, Robert, era um médico respeitado e seu avô paterno, Erasmus, poeta, médico e filósofo.

Em 1825, foi para Edimburgo estudar medicina, mas abandonou a carreira. Mudou-se para Cambridge, disposto a se tornar um sacerdote anglicano, mas ficou amigo do botânico John Stevens Henslow, com quem aprofundou seus conhecimentos em história natural, matéria em que seu talento que se manifestava desde a infância.

Henslow conseguiu incluir Darwin como naturalista numa expedição ao redor do globo no navio Beagle, que deixou Davenport em 27 de dezembro de 1831 rumo à América do Sul.
Foram quatro anos e nove meses de pesquisas. Ele juntou fósseis, amostras geológicas, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terremotos. Em 1839, após se casar com Emma Wedgwood, foi viver no campo, na terra natal. Sofreu de uma doença não diagnosticada na época, e suspeita-se que tenha sido o mal de Chagas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Los Posessivos(Esp)

¿Esta es tu casa?
Esta é a sua casa?

Su libro de texto es muy antiguo.
Seu livro de texto(didático) é muito antigo.
Los pronombres posesivos
O que é e para que servem os pronomes possessivos?

São pronomes utilizados para expressar propriedade de algo, assim como os adjetivos posessivos estudados na lição 31 do nível básico deste curso. Os pronomes possessivos também servem para substituir os nomes . Veja o exemplo abaixo:
Mis bolígrafos son más caro que los tuyos.
No, los míos son más caros. ( Los míos - substitui o substantivo "bolígrafo")

Minhas canetas são mais caras que as suas.
Não, as minhas são mais caras.

Porcentagem(Mat)

A porcentagem serve para representar de uma maneira prática o “quanto” de um “todo” se está referenciando.
Por exemplo, se temos 100 caixas, sendo que 40 delas estão cheias de areia, dizemos que 40% (“40 partes de 100″, ou seja, 40 partes de 100 caixas, logo são 40 caixas) estão cheias, e que as restantes estão vazias (60 caixas, ou 60% nesse caso).
O cálculo de porcentagem é bastante simples. Normalmente se usa a regra de três simples e direta.
Se tivéssemos 200 caixas, e 50 delas estivessem com areia, qual seria a porcentagem de caixas vazias?
Fazendo a subtração, descobrimos que 150 estão vazias. Aplicando a regra de três para descobrir a porcentagem:
200 -> 100%
150 -> x
200x = 15000
2x = 150
x = 75
x = 75%
Ou seja, 75% das caixas estão vazias (que representam 150 caixas)
(30%)2 = (30/100)2 = 0,32 = 0,09 = 9/100 = 9%
10050% = 10050/100 = 1000,5 = 10

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

México(His)



O México é um país com uma história bastante complexa,há indícios de povos que habitavam a região há mais de 20.000 anos.Durante a época pré-hispânica,houve a apogeu da civilizações olmeca,azteca,teotihuan,zapoteca e maya,que durou aproximadamente 4.000 anos antes dos habitantes nativos entrarem em contato com a civilição européia.Os primeiros habitantes da região que hoje conhecemos como México,contruíram observatórios,desenvolveram um calendário com 635 dias,constríam aquedutos,utilizavam hieróglifos para escrever,fizeram avençados em matemática e conheciam a álgebra.


Em 1519,o espanhol Henán Cortez chegou à ilha de Cozumel e,de lá,e deu sua invensão do atual território mexicano.Tenochitlán,capital do império azteca,foi destruída a partir de 1520,sobre suas ruínas foi construída a atual capital do México,Cidade do México.Junto dos militares espanhóis,chegaram,em 1524,também missionários(frades franciscanos)que convertiam os indígenas a fé católica.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Antropocentrismo x Teocentrismo(Fil)

Em vários aspectos da vida, observamos que as oposições são capazes de fornecer sentido a muitas de nossas experiências e escolhas. Direita e esquerda, o bom e o mau, o certo e o errado são apenas alguns desses binômios capazes de surgirem no cotidiano. Na História, quando estudamos atenciosamente o movimento renascentista, essa mesma forma de compreensão surge na oposição constituída entre o Antropocentrismo e o Teocentrismo.

O Teocentrismo é uma das noções que marcaram tipicamente a Idade Média. Na passagem dos séculos IV e V, o teólogo Santo Agostinho realizou um estudo sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Por meio de suas explicações, ele determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original. Desse modo, o ser humano acabava agregando à condição de criatura inferior, imperfeita, poluída e mortal.

Observando o contexto em que produziu a sua obra, podemos ver que as palavras de Santo Agostinho eram fortemente influenciadas pelas guerras e invasões que demarcavam a queda do Império Romano. Com o passar do tempo, vemos que essa perspectiva, aliada ao crescimento da própria Igreja Cristã, acabou marcando o modo de vida teocêntrico experimentado durante a Idade Média.

De fato, no contexto do mundo feudal, a carência de instituições de ensino acabou deixando que a Igreja assumisse o monopólio do conhecimento dessa época. De tal modo, vários representantes do poder clerical transmitiam a noção de que a figura divina estava acima do homem. Não por acaso, a busca pela salvação espiritual acabou tendo maior espaço nos escritos e comportamentos do medievo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Present Continuous(Ing)

O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso,ou seja,uma acão que ainda está acontecendo.Todo nosso "ando","endo" e "indo" dos verbos em português devem ser trocados em inglês por "ing".

A construção do presente contínuo deve ser dada segundo a forma:
Sujeito+verbo to be+verbo com "ing"+complemento
She is studying English now.(Ela está estudando inglês agora.)

Para a forma negativa,basta acrescentar o "not" após a verbo "to be"(am,is are)

Ex:
He is not playing the electric guitar at this moment(Ela não está tocando guitarra neste exato momento.)
She is not listening to music.(Eles não está ouvindo música.)

Para elaborar uma frase interrogativa é necessário colocar o verbo "to be" no início da frase:

Is Mariane talking to Bob?(A Mariane está conversando com Bob?)
Is Susan watching the soap opera?(A Susan esta assistindo a novela?)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uso do Muy e Mucho(Esp)

O emprego das formas muy e mucho,bastates particulares da língua espanhola,é sempre motivo de confusão para o falante estrangeiro;por isso é importante atentar para a sua regra de uso:

Se usa a forma mucho antes ou depois do verbo.

Exemplos: Juan estudia mucho.
Mucho me alegro

Também usamos o mucho antes dos seguintes adjetivos(mejor,peor,mayor,menos) e antes dos advérbios(más,menos,antes,después)

Para todos os outros adjetivos e advérbios utilizamos a forma muy

Exemplos:muy malo,muy cercano.

Sentimentos em Inglês(Ing)

Felicidade:happiness;Feliz:happy

Ex:I am happy to be here with you.(Estou feliz em esta aqui com voçês)
Ex:I was born to make you happy.(Nasci para te fazer feliz.)

Raiva:anger;Com raiva:angry

Ex.:It looks like she's really angry at us.(Parece que ela está mesmo com raiva da gente.)
Ex.:It will only make them angry.(Isto só vai deixar eles com raiva.)

Tristeza:sadness;Triste:sad

Ex.: I'm sad hear they're going to leave.(Estou triste em saber que eles vão embora.)

Amor:paixão:love;Estar apaixonado:to be in love

Ex.:He is in love with her.(Ele esta apaixonado por ela.)
Ex.:Have you ever been in love?(Voçê já esteve apaixonado?)



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Equação do 1 grau com uma incógmita(Mat)

Denomina-se equação do 1 grau com uma incógnita,qualquer equação que possa ser reduzida à forma ax = b,onde x é incógnita e a e b são números reais,com a # 0. a e b são coeficientes da equação.

Equações do 1 grau podem possuir mais de uma incógnita.Como exemplo,temos as equações do 1 grau com duas incógnitas,que são quaisquiser equações que podem ser reduzidas a uma equivalente da forma ax+by=c,com a#0 e b#0.
Neste caso,além de a e b,temos também c como coeficientesda equação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino(Cie)

A função do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução.O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de orgãos encarregado da reprodução no homem,assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encaregado da reprodução na mulher.O organismo feminino é mais complexo que o do homem pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função:o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida,resultante da união dos gametas.

A reprodução humana começa quando óvulo inicia sua vagarosa travessia pelas tubas uterinas para o útero.No percurso,vários milhões de espermatozóides poderão ir ao encontro,mas somente os mais fortes conseguirão atingi-lo e apenas um deles fecundá-lo.Depois de nove meses se produzirá o nacimento do novo ser humano.

Uso do Onde e Aonde(Port)

As palavras Onde e Aonde são semelhantes,mas têm empregos diferentes.


  • Aonde é junção de preposição a + onde.Usa-se com verbo que indica movimento e significa ''a que ugar,para que lugar''.

Exemplos:


Ei,aonde voçê vai?


a:para que lugar


b:verbo que indica movimento



  • Onde significa ''em que lugar''.Usa-se com verbo que não indica movimento.

Exmplo:


-Onde voçê comprou esse tênis?


a:em que lugar


b:esse verbo não indica movimento

Verbos Simple Present(Ing)

Afirmações

Para as primeiras e segundas pessoas,o verbo fica igual à forma infinitiva (mas sem a partícula''to''),nas terceiras pessoas,há a necessidade de adicionar ao fim do verbo as extensões ''s'',''se'' ou ''ies''.

Exemplos:
-He washes the car(ela lava o carro)
-I like internet(eu gosto de internet)

Interrogações

Para fazer frases interrogativas,vamos usar o auxiliar DO(ou Does,para as terceiras pessoas)antes do verbo.

Exemplos:
-Do you go to shcool?(Voçê vai pra escola?)
-Does she work?(Ela trabalha)

Negações

Para tomar uma frase negativa,é só adicionar o ''Not'' depois do Do ou Does:

Exemplos:
-I do not(don't)work(Eu não trbalho)
-She does not(doesn't)work(Ela não trabalha)



Uso do Senão ou Se não(Port)

Veja:

Se não der para voçê vir,não tem problema.

Caso não dê para voçê vir,não tem problema.

As duas orações acima não têm o mesmo sentido?

Agora, observe:

O que é isso,senão uma briga?

O que é isso,caso não uma briga?

A substituição feita acima de '' se não'' e ''senão'' Não possuem o mesmo siginifacado,uma vez que não podem ser substituídos pela mesma expressão.

Use o ''se não'' quando puder trocar por ''caso não'',''quando não'' ou quando a conjunção ''se'' for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta:
Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.

Use o ''senão'' quando puder substituir por ''do contrário'', e ''de outro modo'',''caso contrário'',''porém'',''a não ser'',''mas sim'',''mas também''.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Violentamente Pacífico - RAS Mc Léo Carlos(Port)

Por motivo do upload não pegar vc acessa esse link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=TsnhnmGF23c

He,She,It(Ing)

O verbo "to have"significar "ter","possuir".Ele é comumente usado no inglês porquê tem várias funções,exatamente como o''ter'' do português.Ele pode ser o verbo principal,verbo auxiliar nos tempos '' perfeitos" do presente,passado e futuro, e também na formação de frases possessivas.
No passado,o ''have''tomaforma de "hard".

Exemplos:
-I have to slpeep(Eu tenho que dormir)
-She had to go(Ela teve que ir)
-He have done the activity(Ele tem feito a atividade)
-You have a nice car (Voçê tem um carro legal)

Abaixo a lista do verbal no presente:

Presente

-I have=Eu tenho
-You have=Voçê tem(tens)
-She las=Ela tem
-It has=Isto tem
-We have=Nós temos
-You have=Vós tentes
-They have=Eles têm

Prétérito Imperfeito do Indicativo(Esp)

Este tiempo expresa una accíon pasada sin indicar el inicio o el final.
Ej:María andaba por ahí.(Este tempo expressa uma ação passada sem indicar o ínicio ou o final.Ex:Maria andava por aí.)

Puede ser usado como marca de cortésia.Ej:?Quiere algo?(Pode ser usado como marca de cortesia.Ex:-Queria alguma coisa?)

Obs:Em português poderia ter permanecido a palavra 'algo' porém para um melhor sentido da frase foi substituído por 'alguma uma coisa'.

Indica hechos simultanéos.Mientras comía manzanas andaba por el jardín.(Indica fatos simultâneos.Ex:Enquanto comia maçãs andava pelo jardin.)

Es el tiempo de la narrativa de los cuentos de hadaso otras historais.Ej:Érase una vez princesa que vivía en un castillo...(Ex:Era uma vez uma princesaque vivia em um castelo.)