quinta-feira, 16 de junho de 2011

Medidas Napoleônicas(His)

Enquanto no Brasil germinavam as sementes da Independência, na França florescia um novo Império. Coube a Napoleão a tarefa de consolidar internamente e difundir externamente os ideais da Revolução. Ela havia atingido o auge durante o Terror. A reação veio em 1795 com a implantação do Diretório. Este teve dificuldades para governar, atacado pelos partidários da realeza, que queriam a volta do Antigo Regime, e pressionado pelas cama­das populares, que queriam a volta do Terror.

Alguns diretores resolveram fortalecer o poder do Diretório, conspirando com um líder militar popular, que se havia destacado em guerras da França contra a Itália (1796-1797) e no Egito (1798-1799): Napoleão. Foi ele o escolhido para chefiar o golpe que depôs o Diretório, dissolveu a Assembléia e implantou o regime do Consulado (1799-1802).

Não passava de uma ditadura disfarçada. Em 1804, foi criado o Império, espécie de monarquia vitalícia. Apesar de haver Constituição, Napoleão governou despoticamente. Por algum tempo, a prosperidade resultante das reformas internas e o êxito das guerras permitiram a continuidade do regime. Com os primeiros fracassos militares, seus fundamentos seriam abalados, até a queda em 1814.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Status Social(Soc)

O status é o espaço que o indivíduo preenche no universo social, do ponto de vista do juízo das pessoas que compõem o grupo. Ele abrange também a glória, a dignidade, o grau de importância social de um sujeito. Algumas atitudes humanas podem acarretar graves conseqüências sob o ângulo da vida em sociedade, pois dependendo de seu modo de agir o homem se torna portador de certas marcas que, socialmente, causam prejuízos à sua imagem.

O status social não é definido apenas pelas normas legais, mas também pelos valores e pelas diretrizes que orientam uma determinada sociedade. Assim, ele inclui vários atributos e atitudes sociais que pertencem à esfera comportamental, não somente ao universo das leis. Ele é atribuído quando não depende do potencial individual para ser adquirido, ou seja, o sujeito nasce com este status – quando se recebe, por exemplo, um cargohereditário.

O status adquirido requer do indivíduo um dispêndio de energia pessoal para ser conquistado. Ele deve exercer sua aptidão, seu saber, sua inteligência, para rivalizar com seus companheiros de jornada e vencê-los, conquistando assim a posição social que almeja. Assim, pode-se dizer que o status é também fruto de uma competição entre pessoas e associações, dando origem à ascensão social.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jean Piaget(Fil)

Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, comprovou suas teses.
Resumir a teoria de Jean Piaget não é uma tarefa fácil, pois sua obra tem mais páginas que a Enciclopédia Britânica. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos. Repassamos aqui algumas idéias centrais de sua teoria, com a colaboração do “Glossário de Termos
”.

El Amor Lo Cura Todo-Juanes(Esp)

Es mas fácil dar la espalda a los problemas y decir,
?Eso no me importa ya?
Es mas fácil ser cobarde que valiente
Si ves que las cosas salen mal

Los problemas, nuestra casa
El día siguiente la soledad no nos deja respirar
Es como estar librando una batalla
A muerte ooo?

Es duro aceptar lo que no puedes cambiar
A quien no le importa la felicidad?
Yo solo no quiero abrir la puerta
Matar las penas
Sanar la herida

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible.
No lo sabrás.

Ver te así me parte el alma
Inevitable tu soledad, tu soledad
Es como estar librando una batalla
A muerte ooo?

Es duro aceptar lo que no puedes cambiar
A quien no le importa la felicidad?
Yo solo no quiero abrir la puerta
Matar las penas
Sanar la herida

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible

El amor lo cura todo
Nada es mas fuerte que el amor
Si lo intentas es posible
De lo contrario imposible
No lo sabrás

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Revolução Francesa(His)

Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento global, atlântico ou ocidental, que começou nos Estados Unidos em 1776. Entre todas as revoluções que se seguiram na Europa e na América a partir daí, não há dúvida de que existam traços comuns. Mas a Revolução Francesa teve identidade própria, que se manifestou na participação popular. Na ruptura radical com as instituições feudais do Antigo Regime e nas formas democráticas que assumiu.

A França ainda era um país agrário no fim do século XVIII. Embora o capitalismo já tivesse começado a provocar mudanças em sua estrutura, sua organização social ainda estava baseada em estamentos.

A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais:

* 1° estado – clero; cerca de 2% da população.
* 2° estado – nobreza; também 2% da população.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).

O terceiro estado arcava com o peso dos impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza. Os outros dois estados não pagavam tributos e ainda viviam a custa do dinheiro público.

Sistema Edócrinas(Cie)

O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo. Através deste sincronismo, o sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, induzindo o sistema endócrino a reagir de acordo com as necessidades metabólicas.

Sendo a atividade endócrina, ocorrendo por meio de mensageiros químicos, os hormônios, substâncias de natureza proteica sintetizadas pelas glândulas, liberam seus produtos na corrente sanguínea em resposta aos fatores externos ou processos que permitem a manutenção do equilíbrio interno, atuando diretamente sobre a funcionalidade dos órgãos.

Dessa forma, por exemplo, um organismo controla: a concentração hídrica, a disponibilidade de carboidratos para o trabalho celular, a absorção de minerais, a pressão arterial, o surgimento dos caracteres sexuais, a maturação de células reprodutivas, a estimulação do desenvolvimento (crescimento), regulação do ciclo menstrual feminino, a secreção de leite nos mamíferos, dilatação do canal vaginal e contrações uterinas em virtude do parto, entre outras inúmeras funções.

Verbos de Ação em Inglês Traduzida(Ing)

Look- Olhar

Love- Amar

Open-Abrir

Close-Fechar

Save-Salvar

Play-Jogar ou Brincar

Work-Trabalhar

Visit-Visitar

Return-Retornar

Paint-Pintar

Guard-Guarda

Move-Mover-se

Copy-Copiar

Remove-Remover

Learn-Aprender

terça-feira, 7 de junho de 2011

Chico Buarque(Port)

Francisco Buarque de Holanda nasceu no Rio de Janeiro em 1944. É comum pensar-se que entre o letrista de música e o poeta há a mesma distância que entre o tecladista de uma banda musical e um pianista clássico. Tal consideração reflete uma maneira estanque de se pensar a arte, isto é, a partir de categorias imutáveis e bem definidas. O fenômeno artístico, entretanto, irrompe com muita freqüência nas zonas fronteiriças entre essas categorias; mais do que isso, o movimento entre registros aparentemente imóveis pode constituir uma expressão artística por si só. A resistência em atribuir valor poético à obra de Chico Buarque é um grande exemplo dessa obtusidade crítica. Depois do lançamento de dois romances de grande sucesso, porém, essa resistência vem sendo vencida. Pois a linguagem rica em imagens e símbolos, densa e de forte articulação já presente nas letras de suas músicas — consideradas por muitos como poemas verdadeiros haja vista a virtuosidade e a universalidade —, foi transposta para uma ficção de filiação hiper-realista, dotada de trama narrativa sofisticada e bastante hermética. Sua poética é hoje plenamente reconhecida. obras
Roda-Viva (1967)
Calabar ou o Elogio da Traição [com Ruy Guerra] (1974)
Fazenda Modelo (1975)
Gota D’água [com Paulo Pontes] (1975)
Ópera do Malandro (1978)
A Bordo do Rui Barbosa [com Valando Reating] (1981)
Estorvo (1991)
Benjamin (1995)

Tradicional vs Construtivista(Fil)

Construtivista

Uma visão construtivista do ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. O trabalho pretende discutir a interferência mútua entre conhecimento científico e habilidade didática na elaboração e execução de um planejamento pedagógico. As considerações baseiam-se em reflexões sobre diferentes situações de ensino, planejadas e conduzidas por nós, que incluem aperfeiçoamento de professores e formação de multiplicadores desse processo, entre outras. Assim, são relacionadas algumas ações concretas, organizadas para contemplar a competência científica e a habilidade didática do professor; ao mesmo tempo são apontadas conseqüências práticas para a formação regular de professores e para a formação continuada.

Tradicional

A visão e a prática da pedagogia tradicional são permeadas pelos pressupostos do ambientalismo, onde a escola e o ensino são supervalorizados, já que o aluno é um receptáculo vazio (alguém que em principio nada sabe). Freire (1979) refere que "O educador, que aliena a ignorância, se mantém sempre em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processo de busca".

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Axiologia(Fil)

O que nos leva a decidirmos por uma quando nos encontramos entre duas ou mais realidades de que gostamos ou desejamos? O que nos move a fazer escolhas?
A primeira resposta poderia ser: decidimos por que somos livres. E, por sermos livres fazemos escolhas as quais são determinadas pelo valor que atribuímos àquilo que escolhemos.
Mas isso ainda não é tudo. Nossa decisão se deve a algo que vai além da liberdade ou que dá sentido à liberdade. Decidimos por que somos capazes de determinar o valor das realidades com as quais nos relacionamos. Não esquecendo que a liberdade também é um valor que prezamos.
Quando nos perguntamos o que nos leva a valorizarmos alguma coisa em detrimento de outra, observaremos que além de livres e com capacidade de fazermos escolhas, a partir dos valores que desenvolvemos, somos capazes, também, de hierarquizar nossas observações e nossas relações. Relacionamo-nos com as coisas e com as pessoas a partir de uma hierarquização que chamamos de “valores”. E, neste ponto perceberíamos que estamos diante de questões culturais.
Os valores que desenvolvemos nascem da cultura. Essa é a razão pela qual povos diferentes valorizam realidades distintas. É a razão pela qual muitos elementos que são valorizados por alguns grupos humanos não o são por outros. Os valores, portanto não são absolutos, mas condicionados pela cultura espaço-temporal. Nem todos os valores de antigamente permanecem sendo valores atualmente. Nem todos os valores para nos são valores para outros.

O Grand Canyon(Geo)

No mundo existe uma série de paisagens naturais de rara beleza, porém uma se destaca em relação às demais, o Grand Canyon, que é um acidente geológico que permitiu o surgimento de uma falha na superfície da região, possui 445 km de comprimento, aproximadamente 1,5 km de profundidade e uma largura que pode variar de 200 metros a 30 km.

O Grand Canyon é uma das sete maravilhas do mundo natural. Essa surpreendente paisagem foi esculpida por meio de processos erosivos, motivados, principalmente, pelas águas do rio Colorado, além da neve, da chuva e do vento, chamados de agentes externos modeladores do relevo. É repleto de precipícios, montes íngremes, despenhadeiros e pináculos. Além de apresentar diversas cores em sua composição, como vermelho, ouro, rosa, verde, ferrugem, laranja, violeta, dentre outras.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Consciência Ecológica(Port)

A atual sociedade de consumo vem alterando de forma cada vez mais perigosa a biosfera. No capitalismo a função da natureza é exclusivamente de promover recursos, mas em contrapartida as conseqüências são extremamente negativas.

Do ponto de vista ambiental o mundo passa por uma série de modificações, devido a esse processo percebemos o fim do petróleo, escassez de água e aquecimento global, tudo isso fruto da sociedade industrial consumista.

O homem esquece que quando promove a destruição da natureza ele está se autodestruindo pois esse é parte integrante da natureza, esquece também que os elementos da natureza (hidrosfera, atmosfera, litosfera, animais, plantas entre outros) possui uma relação de interdependência.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sistema Nervoso(Cie)



O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

Células especializadas, denominadas neurônios, são as principais responsáveis pelo recebimento e transporte de informações, por meio de alterações elétricas que ocorrem na região da membrana - conhecidas por impulsos elétricos. Esses ocorrem, geralmente, da extremidade de um neurônio para a de outro, sendo que o local de junção entre estes é chamado sinapse nervosa.

Três Poderes(His)

Desde a Antiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político. Muitos destes se preocupavam com a investigação de uma forma de equilíbrio em que o poder não se mantivesse sustentado nas mãos de uma única pessoa ou intituição . Já nessa época, as implicações de um governo de feições tirânicas ou autoritárias preocupavam as mentes daqueles que voltavam sua atenção ao terreno político.

Entre os séculos XVII e XVIII, tempo de preparação e desenvolvimento do movimento iluminista, o teórico John Locke (1632 – 1704) apontava para a necessidade de divisão do poder político. Vivendo em plena Europa Moderna, esse pensador estava sob o domínio do governo absolutista. Em tal contexto, observamos a figura de um rei capaz de transformar as suas vontades em lei e sustentar a validade das mesmas através de justificativas religiosas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nomes de Animais em Inglês(Ing)

A seguir vamos ver nomes de animais em inglês:

Dog - Cão
Cat - Gato
Bunnie - Coelho
Chicken - Galinha
Bat - Morcego
Zebra - Zebra
Bear - Urso
Turtle - Tartaruga
Mouse - Rato
Bird - Pássaro
Fly - Mosca
Butterfly - Borboleta
Snake - Cobra
Dragon - Dragão
Dino - Dinossauro
Chinchila -Chinchila
Bee - Abela
Horse - Cavalo
Eagle - Águia
Bettle - Besouro
Mule - Mula
Pig - Porco
Cow - Vaca

Quadrada de Vôlei