terça-feira, 31 de maio de 2011

Cooperação(Soc)

É a forma de interação social na qual diferentes pessoas,grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim.

A cooperação pode ser:

Direta-Conpreende as atividades qua as pessoas realizam juntas,como é o caso dos mutirões.

Indireta-É aquela em que as pessoas mesmo ralizando trabalhos diferentes,necessitam indiretamente uma das outras,por não serem auto-suficientes.

Usando a Fatoração Para Resolver as Equações(Mat)

Se X.Y=0, então X=0 ou Y=0.

Quais as raízes da equação X²-16=0.

(X+4).(X-4)=0

X+4=0 ou X-4=0

X=-4 ou X=+4

Quais as raízes da equação X²-9=0.

(X+3).(X-3)=0

X+3=0

X=-3 ou X=3

Determine as raízes da equação X²+7X=0.

X(X+7)=0

X=0

X+7=0

X=-7

Uso do Hiato(Port)

Chama-se hiato o encontro de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes.

Acentuam-se as vogais i e u tônicas dos hiatos quando estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s.

Ex: faísca,balaústre

O acordo ortográfico portuguesa determina que não são acentuadas as vogais tônicas dos hiatos ee e oo de formas verbais.

Ex: deem,leem,creem,enjoo,voo

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Preconceito(Fil)

Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes. O preconceito racial, ou racismo, é uma violação aos direitos humanos, visto que fora utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da historia.

sexta-feira, 27 de maio de 2011


A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles. Para melhor nos inteirarmos dessa realidade é interessante que essa linguagem se faça conhecer, e que haja uma procura por ela com o interesse de aprendê-la.

A LIBRAS é uma das LAs ou Linguagem de Sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa. As linguagens de sinais não são universais, elas possuem sua própria estrutura de país pra país e diferem até mesmo de região pra região de um mesmo país, dependendo da cultura daquele determinado local para construir suas expressões ou regionalismos.

Para determinar o seu significado, os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, como por exemplo a localização das mãos em relação ao corpo, a expressão facial, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir o sinal, etc.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A visão(Cie)

A visão constitui um dos cinco sentidos, nos permite enxergar as belezas e as diversidades do mundo. É uma percepção muito importante para os seres vivos em especial para o homem, pois é através dela que podemos distinguir as coisas através de imagens, podemos guardar as feições de uma pessoa na memória, entre outras.

Há diferenças no tipo de visão entre os animais, cada um com suas peculiaridades. A visão humana é super complexa, pois há partes específicas para detectar a luz e partes para detectar as imagens e interpretá-las. A visão humana é composta pelos olhos, os quais possuem em seu interior a retina, essa por sua vez é composta por cones e bastonetes, locais onde são realizados os primeiros passos para o processo perceptivo. Os dados visuais são transmitidos pela retina, por meio do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. É no cérebro que ocorre o processo de análise e interpretação que nos permitirá reconstruir as distâncias, movimentos, cores e formas de objetos, animais, pessoas, entre outros.

Ludismo(His)

Ao observarmos a Revolução Industrial, temos o início de uma era marcada pelo grande desenvolvimento das tecnologias. A cada dia, novas máquinas facilitavam os processos de produção, reduziam custos e ampliavam a quantidade de riqueza fabricada. De fato, podemos ver nessa experiência histórica um momento nunca antes vivido no desenvolvimento da economia.

Contudo, em meio a tanta riqueza, vemos que essa nova situação se contrastava com a situação miserável dos vários operários que trabalhavam nos centros fabris. Essa situação contraditória, em pouco tempo passou a ser percebida por vários trabalhadores que trocavam o extensivo uso de sua força de trabalho por salários que não supriam suas necessidades materiais elementares.

Em muitos casos, essa situação era explicada pelo fato das fábricas reduzirem sensivelmente a demanda por mão de obra, graças ao uso das máquinas. Nesse contexto, se organizava uma grande massa de desempregados que se sujeitava a um pagamento baixo mediante a falta de empregos e a grande disponibilidade de trabalho. Aos poucos, alguns trabalhadores responderam a essa deplorável realidade.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Felicidade(fil)

Todos estão a procura da felicidade. Ninguém diria em sã consciência que não deseja ser feliz.

Todos querem a tal felicidade. Daí porque todos a procuram, nos mais variados lugares e das mais diferentes formas.

Como já disse nosso querido amigo, Divaldo Pereira Franco: "O grande desafio da criatura humana é a própria criatura humana", ou seja, o nosso grande desfio somos nós mesmos, nosso autoconhecimento.

Cabe ao ser inteligente descobrir na Terra a razão fundamental da própria existência, a fim de estabelecer os parâmetros propiciados da felicidade, de forma a desenvolver a capacidade de crescimento interior, razão primordial da sua auto-realização. Enquanto não se resolva por detectar e aplicar os métodos mais compatíveis para o enriquecimento moral e espiritual, tudo se lhe apresentará sem sentido ou maior significado transformador, tornando-se o trânsito carnal um desafio recheado de desencanto e aflição.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Verbos Reflexivos(esp)

Os verbos reflexivos são aqueles que expressam uma ação feita e recebida pelo sujeito. Veja o exemplo do verbo llamarse:

Yo me llamo
Tú te llamas
Él/ella/usted se llama
Nosotros/as nos llamamos
Vosotros/as os llamáis
Ellos/ellas/ustedes se llaman

Agora, alguns verbos mudam um pouco o significado e uso quando são usados em forma reflexiva.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fundamento do Volei

O vôlei é um esporte bastante praticado pelos brasileiros que podem até se profissionalizar para seguir uma carreira nesse esporte conhecido mundialmente, quem se profissionalizar poderá jogar naqueles times profissionais, depois de algum tempo pode jogar em times do exterior e um dia defender seu país na seleção, um sonho de muitos jogadores que fazem de tudo para chegar na seleção brasileira que já conquistou vários títulos importantes nesse esporte. O jogador Giba é um exemplo de jogador que começou cedo nesse esporte bastante praticado pelo brasileiro, ele que teve leucemia na sua infância construiu uma carreira de sucesso no vôlei, mas ele não é o único jogador profissional desse esporte cheio de jogadores conhecidos internacionalmente por causa da habilidade nesse esporte.

O vôlei é um esporte que tem fundamentos feitos pelos braços e mãos, os três iniciais e principais são, toque, manchete e saque, somente depois de saber esses três fundamentos é que é possível jogar esse jogo, um jogo que pode ser difícil no começo para aqueles que nunca jogaram, mas depois que aprenderem cada fundamento vão perceber que esse esporte pode ser praticado com muita facilidade. Essas pessoas interessadas no vôlei devem ter muita dedicação, pois quem não tiver não conseguirá nem jogar direito um esporte que deu fama para vários jogadores brasileiros.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Voz do Verbo(Port)

Vozes do Verbo

Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:

a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.

Por exemplo:

Ele

fez

o trabalho.

sujeito agente

ação

objeto (paciente)

b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.

Por exemplo:

O trabalho

foi feito

por ele.

sujeito paciente

ação

agente da passiva

c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.

Por exemplo:

O menino feriu-se.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Adjetivos em Inglês

Os adjetivos são palavras usadas para dar características a alguma pessoa ou a qualquer outra coisa. A seguir vou dar alguns exemplos de adjetivos:

- He has a big house (ele tem uma casa grande)
- She lives in a beautiful paradise (ela vive em um lindo paraíso)

Quando houver o verbo to be em uma frase, o adjetivo virá logo depois, como:
- He is nice (ele é legal)
- They are smart (eles são espertos)

Os advetivos do inglês não tem diferenciação quanto ao gênero:
- She is married (ela é casada )
- He is married (ele é casado)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Países Subdesenvolvidos(Geo)

Crescimento econômico e desenvolvimento não são conceitos sinônimos. O crescimento econômico pode ocorrer numa fase em que o mercado está em expansão, o que favorece o aumento da produção: mais gente comprando, as empresas produzem mais.

Mas esse aumento da produção pode não vir acompanhado do desenvolvimento de novas tecnologias para o processo produtivo, nem acarretar melhorias sociais. O único efeito social direto do crescimento é a oferta maior de empregos.

O desenvolvimento tem um sentido mais amplo, envolvendo questões econômicas (aumento da produção, modernização tecnológica etc.) e sociais (melhora da qualidade de vida da população).

De maneira geral, o mundo subdesenvolvido é dependente do mundo desenvolvido. Essa dependência se manifesta pela necessidade de atrair capital externo, dinheiro de empresas multinacionais para fazer investimentos produtivos e em infra-estrutura.

Espanhou

CONTRAÇÃO(Port)
É uma figura de linguagem que permite formar uma palavra composta de dois, dos quais um começa eo outro termina em vogal, excluindo a primeira vogal na segunda palavra.
Os exemplos mais comuns na nossa língua são: (a + el) e (+ lo) mesmo quando existem outros casos como esses outros (os outros +), sendo que ambos (entre + dois) em todos os lugares (onde + quiser), e assim por diante.
Note-se que se o artigo é parte do bom nome de uma editora, país artística, etc não pode executar o contrato:
Exemplos: Ele estava voltando do Cairo, Cairo e não retornou;
Eu escrevi uma carta para o gráfico, e não escrever uma carta para
Gráfico.
A contração não pode ser aplicada quando, em vez do artigo, estamos na presença do pronome ele:
Exemplos: Vi-o esta manhã, e não viu a manhã;
O gesto nasceu dele, não o gesto nasceu.

O erro oposto ocorre quando as contrações separado e, frases do edifício em que cada partícula mantém a sua independência.

CONTRACCIÓN(Esp)

Es la figura de dicción que permite formar una sola palabra integrada por otras dos, de las cuales una termina y la otra empieza en vocal, eliminando la primera vocal de la segunda palabra.

Los ejemplos más habituales en nuestra lengua son al (a + el) y del ( de + el) aun cuando existan otros casos como esotro (ese + otro), entrambos (entre + ambos), doquiera (donde + quiera), etcétera.

Debe advertirse que si el artículo forma parte del nombre propio de un país, obra artística, publicación, etc. no se puede realizar la contracción:

Ejemplos: Regresaba de El Cairo, y no regresaba del Cairo;

Escribí una carta a El Gráfico, y no escribí una carta al
Gráfico.

Tampoco puede aplicarse la contracción cuando, en lugar del artículo el, estemos en presencia del pronombre él:

Ejemplos: Lo vimos a él esta mañana, y no lo vimos al esta mañana;

El gesto nació de él, y no el gesto nació del.

El error opuesto se produce al separar las contracciones al y del, construyendo oraciones en las que cada partícula mantiene su independencia.