sexta-feira, 29 de abril de 2011

Aleijadinho(Port)

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.

A formação profissional e artística do Aleijadinho é atribuída a seus contatos com a atividade do pai e a oficina de um tio, Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica. Sua aprendizagem, além disso, terá sido facilitada por eventuais relações com o abridor de cunhos João Gomes Batista e o escultor e entalhador José Coelho de Noronha, autor de muitas obras em igrejas da região. Na educação formal, nunca cursou senão a escola primária.

O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sistema Excretor(Cie)

O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, os órgãos que o compõe são: um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra.
A função do sistema excretor é eliminar as substâncias que estão em excesso, a fim de manter o equilíbrio essencial para o bom funcionamento da célula com o meio.
Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga
Os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrons.
O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo néfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção
. Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias podem ser eliminadas também pela pele através do suor, e pelo sistema respiratório, quando é eliminado o gás carbônico. O suor tem a função de resfriar o corpo.

Revolução Inglesa(|His)

No século XVII, a Inglaterra viveu um período de transformações sociais e políticas conhecido por Revolução Inglesa. Teve início em 1640 e fim em 1688/89 com o golpe de Estado. Naquela época, os elementos da nobreza e os pequenos proprietários de terras começaram a exportar seus produtos a outros países da Europa e conforme a exportação aumentava, os proprietários de terras iam expulsando famílias camponesas das terras.

Essa prática recebeu o nome de cercamento. Os camponeses foram obrigados a irem para as cidades buscando empregos com baixos salários nas manufaturas e nas pequenas fábricas que iam surgindo. Dessa forma, os industriais e os comerciantes enriqueceram rapidamente.

As burguesias atuantes formada pelos industriais e pelos comerciantes enriquecidos passaram juntamente com a nobreza a considerar o controle dos reis absolutistas sobre a economia um obstáculo à expansão dos seus negócios e passaram a reagir contra o absolutismo real. Com a morte da rainha Elizabeth I, o rei da Escócia, seu primo titulado como Jaime I assumiu o lugar de Ellizabeth I exigindo o reconhecimento como rei.

Los Artículos(Esp)

O artigo acompanha o substantivo (al nombre) definindo ou indefinindo.

definidos

indefinidos

masculino

feminino

masculino

feminino

El

La

Un

Una

Los

Las

Unos

Unas

Contrações
A + EL = AL
DE + EL = DEL

Exemplos:

Artigos definidos
- El ómnibus rosa.
- Los japoneses felices.
- El sofá es grande.
- Las familias ilustres.

Artigos indefinidos
- Una interesante mujer.
- ¿Dónde hay un banco?
- Un conocido abogado.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Hippie(Fil)

Há 50 anos atrás, na Inglaterra nascia o mais famoso símbolo da paz depois da pomba branca.
O símbolo não foi criado originalmente para esse fim. O designer Gerald Holtom criou o símbolo para uma marcha a favor do desarmamento nuclear unindo dois símbolos, utilizados para comunicação por bandeiras, um para "N" (de nuclear) e outro para "D" (de desarmamento), e o círculo representando o planeta Terra.
A ideia era dar a impressão de um homem em desespero com os braços estendidos.
Depois da Inglaterra, o símbolo foi parar aos EUA e daí se espalhou pelo mundo representando vários movimentos a favor da paz, desde a guerra contra o Vietname até a luta contra o Apartheid na África do Sul.
O símbolo já foi interpretado como uma pata de galinha, uma runa que simboliza a morte, um símbolo satânico por lembrar uma cruz invertida e quebrada; e foi utilizado como símbolo de uma marca de cigarros.
Hoje, ainda é utilizado em Inglaterra com o significado original de luta contra as armas nucleares.