quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Protágoras de Abre(480-410a.c) (fil)

É considerado o primeiro e um dos mais importantes sofista.Ensinou por muito tempo em atenas tendo como principio básico de sua doutrina a idéa de que o homen é a medida de tudo o que existe.Conforme essa concepção,todas as coisas são relativas as disposições do homen,isto é,o mundo é o que o homen constrói ou destroi.Por isso não haveria verdade absolutas.A verdade seria relativa determinada pessoa,grupo social ou cultura.A filosofia de protágoras sofreu criticas em seu tempo por dar margem a um subjetivísmo.Tal coisa é verdadeira se para mim parece vedadeira.Assim qualquer tese poderia ser encarada como falsa ou verdadeira,dependendo da ótica de cada um.

Sofista-Sábio

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Oscar Niermeyer (Art)

Oscar Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro RJ 1907). Arquiteto. Forma-se, em 1934, em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Nesse período, freqüenta o escritório de Lucio Costa. Em 1936, integra a comissão formada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, sob supervisão de Le Corbusier, a quem assiste, como desenhista, durante sua estada de três semanas na cidade. Apresenta a solução adotada na construção do edifício, baseada no primeiro projeto do arquiteto suíço.Entre 1940 e 1944, projeta, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o conjunto arquitetônico da Pampulha, que se configura num marco de sua obra. Em 1947, é convidado pela ONU a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo. No Rio de Janeiro, em 1955, funda a revista Módulo.Em 1956, inicia, a convite do presidente da República, JK, colaboração na construção da nova capital, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Em 1958, é nomeado arquiteto-chefe da nova capital e transfere-se para Brasília, onde permanece até 1960.

Leonardo da Vinci (His)

Leonardo Da Vinci, artista plástico, cientista e escritor italiano, nasceu em 15 de abril de 1452 – data em que se comemora o Dia Mundial do Desenhista.

Um dos maiores pintores do Renascimento e, possivelmente seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista e filósofo, bem como arquiteto, escultor e reinventor da fábula na Itália.

Existem dúvidas sobre o lugar de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi uma casa de Anchiano, uma localidade de Vinci, enquanto para outros, foi o próprio lugar de Vinci, situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa, na região da Toscana – Itália.

Suas fábulas e lendas relacionavam-se com as de Esopo, Fedro e dos “bestiários” medievais. Com raras exceções, eram quase todas inventadas por ele mesmo e continham uma finalidade moral.