quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Empédocles(fil)

Por volta do ano de 492 a.C.,na cidade de Argentino,nasceu Empédocles,um homem que certamente possuía muitas virtudes:foi médico,dratarmugo,político,poeta e filósofo.
Com uma escrita que visava encantar e convencer emocionalmente,Empédocles expressou em belos versos o seu modo de pensar bem como seu conhecimento sobre a natureza e sobre a religião.
Retomando as discussões dos primeiros fílosofos,Empédocles concordava que a natureza possuia só uma origem,mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio unico,mas sim composta de quatro raízes fundamentas:fogo,ar água e terra.
Segundo Empédocles,era partir da reunião e separação desses elementos que todas as coisas surgiram.

O amor une os elementos e mantém sua unidade (fil)

Segundo empédocles,o ser é imutável por que se não o fosse,o mundo já teria deixando de existir.De acordo com empédocles,o mundo é composto por quatro elementos primordiais:A terra,o fogo,a água e o ar.As misturas desses elementos imutáves,em diferentes proporções,resutariam todas as coisas.No,entanto essa mistura só poderia acontecer se algo provocasse a aproximação ou o afostamento desses elementos.Para isso,ele acreditava na atuação de forças ou principios oposto:O amor e o ódio.O amor une os elementos e mantém sua unidade,ao passo que ódio divide e separa .Na luta entre o ódio eo amor, formado desse modo as variadas espécies que exintem no mundo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arte Contemporânia (art)

Definição:

Os balanços e estudos diaponíveis sobre arte contemporânia tendem fixar-sena década de 1960,sobretudo com o adventoda arte pop e do minimalismo,um rompimento em relação à pauta moderna,o que é lidopor alguns como o início do pos-mordernismo.Impossível pensa a arte a partir de então em categorias como "pinturas" ou "escutura".Mais difícil ainda pensá-la com base no valor visual,como quer o crítico norte-americano Clement Greeberg.A cena contemporânia - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologia e de variados atores sociais que aliam policias e subjetividade (negros,mulheres,homossexuais etc) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do mordernismo,abrindo-se experiêcias culturais díspares.As novas orintações artísticas,apesar de distintas partilham um espírito comun:são,cada qual aseu modo,tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo,à natureza,à realidade urbana e ao mundo da tecnologia.As obras articulam diferentes linguagem - dança,musica,pintura,teatro,escultura,leitura etc - ,desafiando as clasificações habituais,colocando em questão o caráter representações artísticas e a própria definição de arte.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Arte e Arquitetura no séc XX

A arte e a arquitetura do séc XX se misturam e as cidades passam até planos de desenvolvimento em vez de crescerem aleatoriamente.Há preocupações com a beleza nas cidades e as obras de arte não ficam mais restritas a museus e galerias.Elas passam até forte presença em ruas,praças,estações de metrô e de trens.

A renovação estética proposta pelas vanguardas (especialmente pelo Cubismo, pelo Neoplasticismo, pelo Construtivismo e pela Abstração) no campo das artes plásticas abre o caminho para uma aceitação mais natural das propostas dos novos pensamentos arquitetônicos, baseados na crença em uma sociedade regulada pela Indústria, na qual a máquina surge como um elemento absolutamente integrado à vida humana e no qual a Natureza está não só dominada como também se propõem novas realidades diversas da natural.

A Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright, um ícone da arquitetura orgânica.Logo nas primeiras décadas do século XX tornou-se muito clara uma distinção entre os arquitetos que estavam mais próximos das vanguardas artísticas em curso na Europa e aqueles que praticavam uma arquitetura ligada à tradição (em geral de características historicistas, típica do Ecletismo). Ainda que estas duas correntes estivessem, em um primeiro momento, cheias de nuances e me
A arte e a arquitetura do séc XX se misturam e as cidades passam até planos de desenvolvimento em vez de crescerem aleatoriamente.Há preocupações com a beleza nas cidades e as obras de arte não ficam mais restritas a museus e galerias.Elas passam até forte presença em ruas,praças,estações de metrô e de trens.

A renovação estética proposta pelas vanguardas (especialmente pelo Cubismo, pelo Neoplasticismo, pelo Construtivismo e pela Abstração) no campo das artes plásticas abre o caminho para uma aceitação mais natural das propostas dos novos pensamentos arquitetônicos, baseados na crença em uma sociedade regulada pela Indústria, na qual a máquina surge como um elemento absolutamente integrado à vida humana e no qual a Natureza está não só dominada como também se propõem novas realidades diversas da natural.

A Casa da Cascata, de Frank Lloyd Wright, um ícone da arquitetura orgânica.Logo nas primeiras décadas do século XX tornou-se muito clara uma distinção entre os arquitetos que estavam mais próximos das vanguardas artísticas em curso na Europa e aqueles que praticavam uma arquitetura ligada à tradição (em geral de características historicistas, típica do Ecletismo). Ainda que estas duas correntes estivessem, em um primeiro momento, cheias de nuances e meios-termos, com a atividade "revolucionária" proposta por determinados artistas, e principalmente com a atuação dos arquitetos ligados à fundação da

Bauhaus na Alemanha, com a Vanguarda Russa na União Soviética e com o novo pensamento arquitetônico proposto por Frank Lloyd Wright nos EUA, a cisão entre elas fica bastante nítida e o debate arquitetônico se transforma, de fato, em um cenário povoado de partidos e movimentos caracterizados como tal.ios-termos, com a atividade "revolucionária" proposta por determinados artistas, e principalmente com a atuação dos arquitetos ligados à fundação da

Bauhaus na Alemanha, com a Vanguarda Russa na União Soviética e com o novo pensamento arquitetônico proposto por Frank Lloyd Wright nos EUA, a cisão entre elas fica bastante nítida e o debate arquitetônico se transforma, de fato, em um cenário povoado de partidos e movimentos caracterizados como tal.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agropecúaria no Sertão Nordestino

Apesar das adversidades impostas pelo clima, a economia da sub-região do sertão do Nordeste está ligada diretamente à atividade agropecuária, desse modo, para um bom desenvolvimento da mesma é indispensável que o clima contribua oferecendo condicionantes para que ocorra um plantio e que todas as etapas de uma lavoura não sejam prejudicadas por falta de umidade, e assim seus resultados produtivos não sejam influenciados pela composição climática que se apresenta nessa parte da região, especialmente em períodos de estiagem. Diante disso, fica evidente que o sucesso ou fracasso da produção agropecuária nessa sub-região depende exclusivamente das condições climáticas, em especial a chuva, pois é esse bem natural que promove a prosperidade da atividade no sertão.

A agropecuária é uma atividade econômica que abrange tanto a agricultura quanto a pecuária. No sertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupa um lugar de destaque, uma vez que é a principal atividade econômica.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nematelmintos (cie)


Os nematelmintos (do grego nematos: 'filamento', e helmin: 'vermes') são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades. Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambiente aquático outerrestre; outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. Há mais de 10 mil espécies desse tipo de vermes catalogadas, mas cálculos feitos indicam a existência de muitas outras espécies, ainda desconhecidas.

Ao contrário dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais são envolvidos por uma fina e delicada película protetora, que é bem lisa e resistente.

Platelmintos (cie)

Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra acerca de 600 milhões de anos,esses animais tem um corpo achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Medindo desde alguns milímetros até metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns nem tubo digestório têm e vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro.



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Minifundio

O minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.

Não se pode confundir pequenas propriedades com produção pequena. Com técnicas avançadas, alguns minifundiários auferem bons lucros ao aproveitar ao máximo o espaço resumido, através do plantio de hortaliças,apicultura , criação de aves,piscicultura ,fruticultura e qualquer atividade que dependa de pouco espaço e muita mão-de-obra.

Latifundio

Os latifúndios brasileiros sempre estiveram localizados mais em regiões longe dos grandes centros urbanos. Por isso, o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, o Tocantins e outros sempre estiveram ligados às atividades rurais, como a pecuária e a agricultura . Não obstante, os Estados do sudeste brasileiro já estão aderindo ao modus vivendi do roceiros da população rural; a prova disso são os altos índices de analfabetismo nas metrópoles, o cultivo de maconha em grandes propriedades, como as favelas , e os mitos urbanos, tão ridículos pitorescos quanto as manifestações folclóricas típicas de cidades interioranas

Valor Agregado

Já escrevemos, neste sítio sobre o Capital Intelectual, mas agora queremos discorrer sobre o grande prerrogativa deste capital que é - ‘agregar valor’. O cliente é o objetivo perene da organização privada, posto que lhe confere a sustentabilidade. Os bens ao serem produzidos obtêm um valor de mercado resultado de todo esforço para produzi-lo acrescido do lucro, valor este que denominaríamos preço ou “valor de prateleira”.

Porém o valor que realmente importa é o valor na percepção do cliente, pois segundo Shultzetal. (1994, p. 25) “para o consumidor, a percepção é a verdade. A percepção pode não estar correta, mas é o que ele conhece, e o que ele conhece é tudo o que ele precisa conhecer”. O preço do produto ou serviço se traduz no custo para o cliente, sendo via de regra, imposto pela concorrência do mercado, daí que a pagar um preço padronizado ele irá preferir um bem que tenha maior valor agregado!

Aqui lanço mão de uma frase de Tom Coelho : “A empresa que identifica o desejo mais subliminar de seus consumidores pode dar-se ao luxo de vender o que produz ao invés de produzir o que se vende”. Identificar um desejo subliminar é descobrir a percepção.

Resumo de Geografia

Agropecuária A palavra agropecuária resulta na junção de dois termos:agricultura e pecuária.
A agricultura é uma palavra latina que significa "Arte de Cultivar os Campos".Consiste,principalmente,em cultivar cereais,vegetais,frutas e legumes.
A pecuária é uma palavra também latina,que significa "Criação de Gado".È uma atividade econômica,essa atividade é importante,pois é universal e o consumo alimentar de carne e leite intenso

Agricultura Indígena

Os portugueses iniciaram a colonização no território que hoje é o Brasil,eles encontram uma sociedade que desenvolviam atividade extrativas,como caça,pesca e a coleta de alimento,e praticavam também a agricultura.
Os indígenas plantavam diversos alimentos como milho,mandioca,feijão,abóbora,batata-doce e amendoim,por exemplo.Por tanto, empregavam técnicas como a queimadas e o trabalho braçal com estrumentos muitas rudimentares.

Evolução das Atividades Agropecuária

Ao longo da história do Brasil,importante produtos foram plantados e explorados para atender ao mercado consumidor europeu:o Pau-Brasil,retirado do litoral nos séculos XV e XVI;a cana-de açúcar foi plantado nos Nordeste nos seculos XVI e XVII;o café,cultivado no Sudeste e no Sul nos seculos XIX e XX;e a borracha,extraída da Amazônia no início do século XX.

Concentração das Terras

O Censo Agropecuário 2006, divulgado nesta quarta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a concentração de terras persiste no País. A concentração e a desigualdade regional é comprovada pelo Índice de Gini da estrutura agrária do País. Quanto mais perto esse índice está de 1, maior a concentração. Os dados mostram um agravamento da concentração de terras nos últimos 10 anos. O Censo do IBGE mostrou um Gini de 0,872 para a estrutura agrária brasileira, superior aos índices apurados nos anos de 1985 (0,857) e 1995 (0,856).