quinta-feira, 27 de maio de 2010

AVC

O primeiro tipo, e o mais comum deles, é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral , causando morte de tecido cerebral - é o AVC isquêmico.
  • AIT ou ataque isquêmico transitório - clinicamente, corresponde a uma isquemia passageira que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa sequela. É um episódio súbito de deficit sanguíneo em uma região do cérebro com manifestações neurológicas, que se recuperam em minutos ou em até 24 horas. Constitui um fator de risco muito importante, visto que, uma elevada porcentagem dos pacientes com AIT apresentam um AVC nos dias subsequentes.
  • O AVC hemorrágico é menos comum, mas não menos grave, e ocorre pela ruptura de um vaso sanquinio intracraniano, levando à formação de um coagolo que afeta determinada função cerebral.

A África negra antes dos europeus: o Império do Mali e o reino do Congo

O Império de Mali

Há poucos documentos escritos sobre o mali; os vestigio arqueológicos (vasos, potes, panelas, restos de alimentos e de fogueiras) também são reduzidos. assim, as principais fontes para o conhecimento do mali têm sido as historias preservadas pelos griots e transmitidas de boca em boca, dos mais velhos para os mais jovens.

Historia Politica

No poder, sundita anexou o reino de gana e converteu-se ao islamismo, com o titulo de mansa, ele organizou o império do mali, dividido-o em provincias, e deslocou sua capital para niani, no sul do mali.

Economia Malinesa

O mali era o maior produtor de ouro da áfrica. além da mineração, os malineses praticavam a agricultura e o pastoreiro. cultivavam arroz- a espécie nativa do vale do rio niger -, milhete, inhame, algodão, feijão e outros legumes.

Administração e Poder

No mali, o imperador era maior autoridade, mas seu jeito de conduzir o governo era singular: ele ouvia as queixas de seus súditos e jugava os casos mais importantes pessoalmente.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Emocianal(Dr.Penha)

Deus não escolher os capacitados.
Deus capacitado os escolhidos.

Matemática da emoção(o resultado é sempre exato)
Só multiplica quando aprende a perder.
Só recebe quando aprende a dar.

Quando aprendemos a resolver nossas problemas emocionais é por que aprendemos a DIMINUIR.
Em nossas mente existem Janelas/as + importantes são as Janelas Light.
Por que ampliam e expande conhecimento auto confiança,segurança,prazer,felicidade e Amos.

Português

Verbos Regulares:são aqueles não apresentam alterações no radical e as terminações seguem o modelo de sua conjugação.Os irregulares são aqueles que se afastam do modelo dos verbos regulares,apresentando alterações no radical e/ou nas desinências.
para verificar se um verbo sofre alterações, basta conjugá-lo no presente e no pretérito perfeito do indicativo.

Ex:

faço - fiz
trago - trouxe
posso - pude

Ci

Protista

Seres unicelulares com núcleo organizado.
Representado por algas unicelulares e protozoário.
Podem ser Autótrofos ou Meterótrofos.

Algas Protista

Protista capazes de realizar fotossíntese.(possuem cloropasto)possuem clorofila p/ absorver a luz.
São as:Euglenas,Diatomáceas e os Dinoflagenatos.

Eglenas

Algas Unicelulares encontrados principalmente em águas doce.
Autótrofos e Heterótrofo na presença da luz faz fotossíntese caso não tenha,busca alimento no meio.

Adição Algebricas de Números Racionas(Mat)

Para calcular a soma algébrica de dois ou mais números racionais.Devemos aplicar os conhecimentos já adquiridos até aqui.Vamos considerar os seguintes exemplos.

1Calcular

-5/8+3/10

Primeiro transformamos em frações equivalentes que tenham o mesmo denominador.

5/8+3/10= -25/40+12/40

Para encontrar o resultado.Mantemos o denominador comum e adicionamos algebricamente os numeradores.

-25+12=13/40
40

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Numerais Racionais

Os números decimais são aqueles números que podem ser escritos na forma de fração.

Podemos escrevê-los de algumas formas diferentes:
Por exemplo:

♦ Em forma de fração ordinária: ; ; e todos os seus opostos.

Esses números tem a forma com a , b Z e b ≠ 0.

♦ Números decimais com finitas ordens decimais ou extensão finita:



Esses números têm a forma com a , b Z e b ≠ 0.

♦ Número decimal com infinitas ordens decimais ou de extensão infinita periódica. São dízimas periódicas simples ou compostas:



As dízimas periódicas de expansão infinita, que podem ser escritas na forma : com a, b Z e b ≠ 0.

Adverbio e Locução Adverbial(port)

Advérbio é a palavra invariável que modifica,fundamentalmente,o verbo,acrescentando-lhe uma informação sobre as circunstância em que a ação se realiza.Os advérbios são classificados de acordo com a ideia que expressam:tempo,modo,lugar,intensidade,dúvida etc.

Classificação dos Advérbios



Os advérbios e as locuções adverbiais exercem, na oração,a função sintática de adjunto adverbial.Classificam-se de acordo com a ideia que expressam,como:


Tempo:ontem,hoje,cedo,de repente,de vez em quando,às vezes etc.
Modo:devagar,bem,mal,assim,a esmo,com cuidado,calmamente etc.
Lugar:aqui,lá,diante,à esquerda,em cima,do lado de fora etc.
Intensidade:muito,pouco,bastante,mais,menos,demais,apenas,tão etc.
Dúvida:talvez,quiçá,porventura,possivelmente,provavelmente etc.
Afirmação:sim,certamente,sem dúvida,com certeza etc.
negação:não,absolutamente,de modo algum,de jeito nenhum etc.
Advérbio em uso

Advérbio e afetividade
Na linguagem coloquial é comum o uso do advérbio com o sufixo-inho para intensificar o seu sentido.Veja alguns exemplos.

Estamos pertinho,pertinho dos queijos e vinhos.
Eu vou encontrar você,meu amor,rapidinho.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Onde foi a Maior Erupção do Mundo

O maior recorde em erupção aconteceu na Ilha de Krakatau,na Indonésia,em 1883.A ilha foi destruída e a explosão foi ouvida na Austrália,aproximadamente,a 5.000 Km de distância!Quando o Monte Santa Helena,nos Estados Unidos,entrou em erupção em 1980,foi um dos mais violentes do últimos tempos.A erupção durou 4 dias e matou 57 pessoas.Uma das mais famosas foi a do Monte Vesúvio,na Itália,em 79 D.C..A cidade de Pompéia,ao pé Vesúvio,foi engolfada por nuvens de poeira e grandes rios de lama,e cerca de 20.000 pessoas morreram.

Ciências

Imunologia

Todas as substância estranha ou micro-organismo que,ao entrar em nosso organismo,for capaz de provocar uma reação de defesa funciona como um antígeno.
Se nosso organismo estiver saudável,quase sempre ele reagirá produzindo um anticorpo específico,que bloqueará aquele antígeno que provocou sua produção.
Por isso doença como sarampo,catapora,caxumba e outros tem apenas uma vez.Na primeira vez já adquirimos imunidade,isto é,já possuímos anticorpos específicos contra aqueles agressores ou antígenos.
Antígenos e anticorpos são proteínas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Filosofia

Montesquieu(1689-1755)

Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e juridicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boémia literaria . Em 1714 , entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726 . Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731 , esteve na Inglaterra.Jurista francês,que escreveu(o espírito das leis).Nesta obra defende a separação dos poderes do estado legislativo,exe...,cultivo e judiciário.Como forma de evitar abusos dos governantes e de proteger as liberdades individuas.Dizia que a lei é uma relação necessária que decorre da natureza das coisas.

Funções de cada um:

Executivo-executa as leis
Legislativo-forma as leis
Judiciário-julga as leis

Voltaire(1694-1778)


Um dos mais famosos pensadores do iluminismo.Em termos políticos não era um democratas.Mas de uma Monarquia que respeitasse a liberdade individual.Governada por um soberano esclarecido.Tornou-se marcante sua posição em defesa da liberdade do pensamento.Através de uma célebre frase(Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz mas defenderei até a morte o direito de vocês dizê-las).Voltaire foi um escritor prolífico, e produziu obras em quase todas as formas literários , assinando peças de teatro, poemas,romances, ensaio, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO APÓS A INDUSTRIALIZAÇÃO

Durante a colonização (1500 a 1822) era proibido ter fábricas no Brasil.
A proibição favorecia aos comerciantes portugueses e as fábricas inglesas.
O dinheiro arrecadado pelo país vinha de produtos primários exportados.

PRIMEIROS SURTOS INDUSTRIAIS NO BRASIL



Com a chegada da família real ao Brasil, acreditava-se que o país iria se industrializar.Entretanto isso não aconteceu, devido à qualidade e baixo custo dos produtos ingleses que entravam no país pagando baixas tarifas de importação.Com a proibição do tráfico de escravos em 1850, alguns fazendeiros passaram a investir no comércio e fábricas. Isso porque a mão-de-obra ficou mais cara.Entretanto a concorrência com produtos estrangeiros era desleal.Para resolver isso, o governo aumentou a tarifa alfandegária.O fim da escravidão criou problemas para os fazendeiros: falta de mão-de-obra.Para resolver isso, o governo incentivou a vinda de europeus para trabalharem nas plantações de café.Os imigrantes, muito pobres, vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Eram em sua maioria italianos e fugiam de guerras.Muitos imigrantes por terem experiências como operários, foram trabalhar nas fábricas, recebendo salários.Junto com as primeiras fábricas, surgiu o comércio.Além das fazendas de café, surgiu também a produção de algodão, matéria-prima pra a tecelagem.Surgiram também indústrias de bens de consumo (móveis e alimentos).A transformação do espaço geográfico foi intensa, surgindo várias fábricas e cidades.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Expreções numericas com números naturais

Expressão Numérica com Números Naturais

Uma expressão numérica é como se alguém tivesse anotado, em uma única linha, de uma folha de caderno, alguns cálculos a serem efetuados.

Exemplo: 2 + 3 x 4 - 1 + 8

Fazer estes cálculos todo mundo sabe. Entretanto, o que muitas vezes nos faz errar estes cálculos, é a ordem em que se deve efetuar cada uma das contas da expressão numérica.

Portanto precisamos seguir a ordem certa, para o resultado ser correto.

Veja:

* Nas expressões numéricas que apresentam somente adições e subtrações, as operações são feitas na mesma ordem em que elas estão, ou seja, da esquerda para a direita.

Por exemplo:

15 + 7 + 12 -13 =
22 + 12 - 13 =
34 - 13 = 21

* Nas expressões numéricas efetuamos as multiplicações antes das adições.

Por exemplo:
28 + 7 + 15 x 3
= 28 + 7 +45
= 35 + 45
= 80

* Nas expressões numéricas efetuamos a divisão antes da subtração.

Por exemplo:
87 - 36 : 3 - 8
= 87 - 12 - 8
=75 - 8 = 67

* Nas expressões numéricas efetuamos a multiplicação e a divisão antes da adição e da subtração.

Agora vamos calcular a expressão citada no inicio deste capitulo:

2 + 3 x 4 - 1 + 8 x 2
= 2 + 12 – 1 + 4
=14 – 1 + 4
= 13 + 4 = 17

Para determinarmos uma expressão numérica que apareça potenciação, efetua-se primeiramente a potenciação, logo efetua-se as divisões e multiplicações, e por fim a subtração e adição.

AM e PM(ing)

AM é antes do meridiano...
PM é posterior ao meridiano...
Antes do meridiano... é do lado leste... pois o mundo gira de
leste para oeste...
E o lado leste é do nascer do sol... do dia...
Então AM é para 12 (meia-noite) até meio-dia...
E PM é o contrário...
Foi uma Designação de Londres...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pronomes Interrogativos(ingles)

Um assunto relativamente fácil mas que causa bastante insegurança nos meus alunos é o uso de pronomes interrogativos ( em Inglês chamados majoritariamente de Question Words, mas que também achamos por WH-Questions ).

Desculpem-me a redundância mas comecemos pelo comecinho. É bem fácil de entender: basta prestar atenção e(mais uma vez) desvincular uma eventual tradução do Português.

Estrutura básica de perguntas do verbo to be:
Há uma espécie de fórmua, que é: to be + sujeito + complemento
Are you tired ?
Is she beautiful ?
Are the students worried ?

A estas perguntas, responderemos Yes ou No.
Yes, I am ou No, I´m not.
Yes, she is ou No, she isn´t...
Bem, isso acho que todos vocês sabem bem.

Uma estrutura ligeiramente mais avançada é aquela em que começamos a frase com What, Where, When, Who... são os chamados pronomes interrogativos. Eles, como percebemos na lógica, impedem respostas que se iniciam por Yes ou No.

Os Árabes e o Islamismo


A civilização Islâmica nasceu na Arábia, península de 3 milhões Km2, localizada no Oriente Médio, possui um clima seco e muito quente.

Antes do surgimento do Islamismo os árabes eram politeístas, a principal cidade dos islamitas é Meca, além de ser um grande centro comercial, por causa das feiras ali presentes.

É o lugar onde se encontra o templo Caaba, dentro do templo estava guardada a venerada Pedra Negra que nada mais era que um meteorito.

O Islamismo teve seu início marcado pelo fato que ocorreu com Maomé, quando esse meditava no monte Hira. Maomé ouvira o anjo Gabriel dizer, que havia um único deus, Alá, e um único profeta Maomé. Depois que foi aceito pelos seus parentes começou a disseminar suas idéias e a pregar.

No ano de 630, Maomé invadiu Meca, matou seus opositores, destruiu as imagens de Caaba e assim foi denominada a cidade oficial do Islamismo.

Islamismo quer dizer submissão a deus. Para Maomé o homem deveria submeter-se totalmente as vontades de deus. O adepto ao Islamismo é chamado islamita ou mulçumano.


Práticas religiosas do Islamismo

- Orar cinco vezes por dia sempre com a cabeça voltada em direção a Meca.
- Jejuar durante o ramadã.
- Dar esmolas de acordo com o que possuir.
- Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
- Participar da guerra santa para propagar o Islamismo.

As Bactérias (Cie)

As bactérias podem estar no ar,na água e na terra.Podem ainda estar associadas a diversos tipos de organismo e manter diferentes formas de relação com eles.São bem maiores que vírus,mas ainda invisíveis sem uso de microscópio.
Podemos classificar as bactérias quando ao modo de vida e quanto à forma.
quando ao modo de vida,as bactérias podem ser autótrofas ou heterótrofas.Bactérias outótrofas são aquelas que produzem o próprio alimento.Normalmente possuem clorofila e fazem a fotossíntese.As bactérias heterótrofas dependem de alimento do meio ambiente.Normalmente fazem as fermentações,reações químicas capazes de fornecer energia para a manutenção da vida dessas bactérias.


autótrofo:do grego autós,por si mesmo,e trophé,alimento.
heterótrofo:do grego hétero,diferente,e trophé,alimento.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Iluminismo(fil)

A)Bases socioeconómicos:desenvolvimento do comercio e ascensão da Burguesia.B)Valores fundamentais:igualdade jurídica:Tolerância religiosa e filosófica,liberdade e propriedade privada. C)Principais pensadores iluministas:iluministas:Montesquieu,Voltaire Diderot,D`Alembert,Rousseau,Adam Smith.No século XVIII a postura dos filósofos mudaram,eles saíram as ruas e salões exibindo o seu raciocínio e o seu pensamento filosófico.
Conforme a analise de Luciem Goldmann os valores fundamentais defendidos pelo iluminismo,podem relacionados com a principal atividade econômica da Burguesia ,representada pelo comercio.

Tipografia(art)

A tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.
Definição-Surgiu na idade media.Quando a impressa escrita utilizava formas de metal no formato das letras,que eram combinadas formando textos e frases.Década de 60 surge a maquina de escrever.Posteriormente surgiu o computador e a denominação das letras muda para "Fontes"(caixa alta,caixa baixa,negrito,itálico e sublinhado.Na maioria dos casos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação. Em trabalhos de design gráfico experimental (ou de vanguarda) os objetivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questões como legibilidade, nesses casos, podem acabar sendo relativas.

No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página. Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os Árabes e o Islamismo

A civilização Islâmica nasceu na Arábia, península de 3 milhões Km2, localizada no Oriente Médio, possui um clima seco e muito quente.

Antes do surgimento do Islamismo os árabes eram politeístas, a principal cidade dos islamitas é Meca, além de ser um grande centro comercial, por causa das feiras ali presentes.

É o lugar onde se encontra o templo Caaba, dentro do templo estava guardada a venerada Pedra Negra que nada mais era que um meteorito.

O Islamismo teve seu início marcado pelo fato que ocorreu com Maomé, quando esse meditava no monte Hira. Maomé ouvira o anjo Gabriel dizer, que havia um único deus, Alá, e um único profeta Maomé. Depois que foi aceito pelos seus parentes começou a disseminar suas idéias e a pregar.

No ano de 630, Maomé invadiu Meca, matou seus opositores, destruiu as imagens de Caaba e assim foi denominada a cidade oficial do Islamismo.

Islamismo quer dizer submissão a deus. Para Maomé o homem deveria submeter-se totalmente as vontades de deus. O adepto ao Islamismo é chamado islamita ou mulçumano.


Práticas religiosas do Islamismo

- Orar cinco vezes por dia sempre com a cabeça voltada em direção a Meca.
- Jejuar durante o ramadã.
- Dar esmolas de acordo com o que possuir.
- Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
- Participar da guerra santa para propagar o Islamismo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um vulcão mais Antigo no Brasil

Os limites do Oceano Pacífico guardam os maiores grupos de vulcões ativos existentes hoje. Eles circundam toda a região desde o norte, com as Ilhas Kurilas, Japão, Ilhas Marianas, do lado oriental, até latitudes mais baixas, na Austrália, com as Ilhas de Salomão, Samoa e Tonga, passando, no lado ocidental, pelas Ilhas Galápagos, na altura da América Central até a Cascade Range, nos EUA, e Ilhas Alvetas, perto do Alasca.
Já no interior dos continentes a presença de vulcões é bem inferior aos situados em áreas litorâneas e um dos acidentes desse pequeno grupo está no Brasil. A descoberta é de um grupo de pesquisadores do Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP), que localizou no Pará um dos maiores e mais antigos vulcões conhecidos atualmente.
Sua idade é estimada em quase 2 bilhões de anos, perto da metade da idade da Terra, calculada em 4,5 bilhões de anos, diz o professor Caetano Juliani, coordenador do IGc, destacando que essa é também uma característica que o torna tão intrigante. A descoberta posiona o Brasil na rota mundial de interesse dos vulcanologistas.“É muito raro encontrar vulcão tão antigo ainda preservado do intemperismo e da erosão”, comemora ele.
Normalmente, formações antigas desaparecem devido ao desgaste proveniente do conjunto de processos de decomposição das rochas por interação com a atmosfera e hidrosfera, ou ainda geológicos resultantes da constante movimentação das placas tectônicas ao longo do tempo. A título de comparação, a maioria dos vulcões desse tipo ainda preservados se formaram há menos de 250 milhões de anos.

Como o Vulcão foi Descoberto na Tecnologia

Um vulcão pré-histórico em posição horizontal, em vez de vertical como é comum, foi encontrado na cadeia montanhosa dos Alpes italianos (Piemonte) e foi qualificado como um caso geológico único no mundo. Vulcão é uma fissura na crosta terrestre. Seu formato de cone é resultado da deposição de material fundido que se solidifica quando sai do interior da Terra por meio de crateras.



Esta raridade da Terra se encontra em Valsesia, no norte da Itália, e foi descoberta por dois cientistas, o italiano Silvano Sinigoi, professor de petrografia na Universidade de Trieste, e o americano James Quick, pró-reitor da Universidade Metodista de Dallas. A informação foi divulgada na quarta-feira (23) por veículos de comunicação italianos.

A vinte anos,os dois estudiosos começaram a pesquisas nas rochas da região e descofiaram que ali havia um vulcão fóssil,que esteve ativo a 288 milhões de anos.

A confirmação do descobrimento chegou há alguns meses, quando os tipos de material geológico recolhidos pelos cientistas foram analisados pelas máquinas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e de Canberra, na Austrália.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Immanuel Kant (fil)


Immanuel Kant ou Emanuel Kant Königsberg, 22 de abril de 1724 — Königsberg, 12 de fevereiro de 1804 foi um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes.

Depois de um longo período como professor secundário de geografia, começou em 1755 a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da Universidade de Königsberg, cidade da qual nunca saiu, levando uma vida monotonamente pontual e só dedicada aos estudos filosóficos. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, etc.

Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o Racionalismo continental (de René Descartes e Gottfried Leibniz, onde impera a forma de raciocínio dedutivo), e a tradição empírica inglesa (de David Hume, John Locke, ou George Berkeley, que valoriza a indução).

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX. No entanto, é muito provável que Kant rejeitasse o relativismo nas formas contemporâneas, como por exemplo o Pós-modernismo.

Kant é também conhecido pela filosofia moral e pela proposta, a primeira moderna, de uma teoria da formação do sistema solar, conhecida como a hipótese Kant-Laplace.