quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Resumo de Geografia

Agropecuária A palavra agropecuária resulta na junção de dois termos:agricultura e pecuária.
A agricultura é uma palavra latina que significa "Arte de Cultivar os Campos".Consiste,principalmente,em cultivar cereais,vegetais,frutas e legumes.
A pecuária é uma palavra também latina,que significa "Criação de Gado".È uma atividade econômica,essa atividade é importante,pois é universal e o consumo alimentar de carne e leite intenso

Agricultura Indígena

Os portugueses iniciaram a colonização no território que hoje é o Brasil,eles encontram uma sociedade que desenvolviam atividade extrativas,como caça,pesca e a coleta de alimento,e praticavam também a agricultura.
Os indígenas plantavam diversos alimentos como milho,mandioca,feijão,abóbora,batata-doce e amendoim,por exemplo.Por tanto, empregavam técnicas como a queimadas e o trabalho braçal com estrumentos muitas rudimentares.

Evolução das Atividades Agropecuária

Ao longo da história do Brasil,importante produtos foram plantados e explorados para atender ao mercado consumidor europeu:o Pau-Brasil,retirado do litoral nos séculos XV e XVI;a cana-de açúcar foi plantado nos Nordeste nos seculos XVI e XVII;o café,cultivado no Sudeste e no Sul nos seculos XIX e XX;e a borracha,extraída da Amazônia no início do século XX.

Concentração das Terras

O Censo Agropecuário 2006, divulgado nesta quarta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a concentração de terras persiste no País. A concentração e a desigualdade regional é comprovada pelo Índice de Gini da estrutura agrária do País. Quanto mais perto esse índice está de 1, maior a concentração. Os dados mostram um agravamento da concentração de terras nos últimos 10 anos. O Censo do IBGE mostrou um Gini de 0,872 para a estrutura agrária brasileira, superior aos índices apurados nos anos de 1985 (0,857) e 1995 (0,856).

Nenhum comentário:

Postar um comentário